Universidade

“Uma noite pelo mundo” celebra a diversidade cultural na UPF

01/06/2023

14:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Terceira edição do evento tem como temática “A cultura que ultrapassa fronteiras”

A UPF terá um momento especial para reunir e celebrar as diferentes culturas que estão presentes na região de abrangência da Instituição. O evento “Uma noite pelo mundo: diversidade cultural na UPF”, promovido pela Assessoria Internacional (AI) desde 2019, ocorre no dia 7 de junho, a partir das 19h, no auditório do prédio B6 - ESAN. Com a temática “A cultura que ultrapassa fronteiras” vem organizada por meio de uma parceria entre a AI, a UPF Mundi, Setor de Atenção aos Estudantes (Saes) e acadêmicos da disciplina de Língua Inglesa 7 do curso de Letras.

A UPF Mundi terá a representação dos idiomas ensinados na escola: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, libras, português, além de idiomas de herança, como o talian e o polonês. A cultura polonesa, em especial, será representada por estudantes que já realizaram intercâmbio no país, além de estudantes e comunidade regional da etnia eslava. Da mesma forma, os presentes terão contato com informações sobre outros países que recebem nossos estudantes para intercâmbio, como Portugal, Espanha, Itália, Suécia, com os quais a UPF mantém colaboração.

Além de estudantes e professores brasileiros, estrangeiros e convidados, estarão representados países como Argentina, Cabo Verde, Benin, Congo, Estados Unidos, Índia, México, Venezuela, Cuba, Uruguai, Síria e Sudão, entre outros, os quais têm cidadãos vivendo em Passo Fundo ou região.

Programação
 
Com início às 19h, o evento contará com uma roda de conversa plurilíngue (português, espanhol, inglês e libras). Para isso, os acadêmicos de Letras conduzirão uma discussão sobre diversidade cultural na UPF e em nossa região, com a participação de estudantes, professores e imigrantes.

O Saes fará o lançamento do Laboratório Bilíngue, programa aberto à comunidade interna e externa, que visa fomentar o ensino e a aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira para Surdos e ouvintes e da Língua Portuguesa para Surdos. Também, o Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL) e o Grupo Multiarte estarão presentes, com apresentações artísticas.

Nesta Edição, o evento contará ainda com a presença do Rotary Club Passo Fundo que fará o lançamento do edital de intercâmbio para estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, proposta inserida no projeto de internacionalização da escola.

Os participantes poderão, ainda, circular no evento visitando diferentes espaços e interagindo em diferentes idiomas, a fim de ampliar suas competências interculturais, pois o evento busca evidenciar não apenas a riqueza das culturas que circundam nossa instituição e toda a região, mas, também, o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

Agenda 2030

O evento faz parte do Programa de Internacionalização em Casa UPF, alinhado à Agenda 2030, pois, em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural. Em seguida, em dezembro de 2002, a Assembleia Geral da ONU, em sua resolução 57/249, declarou o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e, em 2015, o Segundo Comitê da Assembleia Geral da ONU adotou por unanimidade a resolução sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável A/C.2/70/L.59.

Considerando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, Paz, Justiça e Instituições Fortes, a comissão organizadora do evento destaca a importância da diversidade cultural para as sociedades de todos os países. Por isso, órgãos como a Unesco e a ONU enfatizam que fazer a ponte entre as culturas é urgente e necessário para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento. 

Veja como foi o evento em 2019, acesse aqui, e em 2022, acesse aqui.