Universidade

Troca de experiências fomentam a ciência e tecnologia entre instituições e países

29/05/2023

13:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A internacionalização acadêmica é essencial para a evolução da educação globalizada visando a excelência no ensino e pesquisa. Para isso, são necessárias adaptações organizacionais e curriculares, desenvolvimento de um sistema acadêmico que compreenda a mobilidade de docentes e estudantes como relevante, e um suporte institucional para que os resultados sejam desfrutados pela sociedade. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da UPF tem realizado inúmeras atividades de internacionalização. Recentemente, o coordenador professor Dr. Álvaro Della Bona, realizou uma visita de colaboração com a Universidade de Granada, na Espanha, e com a Universidade Abdelmalek Essaadi, em Tetuan, Marrocos.

Della Bona pontua que alguns desafios sociais abordados com sucesso pela ciência e tecnologia (C&T), como por exemplo o enfrentamento da pandemia de Covid-19, deixaram ainda mais evidente a importância da C&T (ciência e tecnologia). Para o professor, as ações desenvolvidas pela rede de pós-graduação nacional, trouxeram ainda mais valorização da relevância da educação globalizada e multidisciplinar. 

Conforme o coordenador, a UPF tem um acordo formal de colaboração com a Universidade de Granada, iniciado há mais de 10 anos, com atividades de pesquisa, mobilidade acadêmica, orientações conjuntas nos programas de pós-graduação e publicações. “O projeto atual é financiado pela FEDER/Junta de Andalucia (P20-00200), Espanha, com as coordenações da Dra. Maria del Mar Perez e Dr. Álvaro Della Bona (UPF), e proporcionou a vinda de duas pós-doutorandas da Universidade de Granada, troca de conhecimentos através de palestras e a visita de colaboração que realizamos nesse momento. O projeto também incentiva a atuação e nucleação de atividades científicas em outras universidades, como o caso da Universidade Abdelmalek Essaadi, em Tetuan, Marrocos. Essas atividades são extremamente relevantes para a plena internacionalização acadêmica”, comentou Della Bona.