Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O professor do curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF) Dr. Márlou Peruzzolo apresentou seu talento em eventos pela Europa. No mês de fevereiro, Peruzzolo apresentou um recital-conferência no Dublin Guitar Symposium, na Irlanda, onde apresentou músicas da cultura brasileira.
Durante o período em que esteve na Europa, Peruzzolo também apresentou um recital e masterclass na Universidade de Aveiro, em Portugal, com um programa que mesclou música europeia e música brasileira. “A ideia de ir para Europa surgiu na metade do ano passado, quando estava aberta uma chamada de trabalhos para o Dublin Guitar Symposium, que é um evento organizado por violinistas irlandeses. Já conhecia os organizadores, de outras conferências que assisti em 2016, então, todas as atividades que realizei na Europa foram motivadas por essa aprovação no evento”, disse.
Peruzzolo realizou durante o período da viagem, mais um recital, no Museu Nacional da Música em Lisboa. “Fiz meu doutorado no período de 2012 a 2016 em Portugal e minha orientadora, sabendo que estaria no país, organizou a masterclass para apresentação. Eu já tinha realizado outras apresentações na Europa, já tinha participado de conferências na Inglaterra e em Portugal e já tinha feito recitais nesses países, também na Itália e uma turnê na Croácia”, disse."
Música brasileira
Conforme o professor, o repertório foi composto por músicas brasileiras que destacam a cultura nacional. “A música brasileira chama bastante a atenção quando tocada fora do país, então toquei um repertório de música clássica brasileira, escrita por compositores que têm compromisso com a arte, muito mais do que um compromisso comercial. Toquei Ronaldo Miranda e também peças que meu irmão, que é compositor, escreveu para mim, toquei também Radamés Gnattali, que é um compositor que fica nessa fronteira entre o erudito e o popular”, contou.
Peruzzolo também apresentou composições do mestre Tom Jobim. “Ele é um compositor tido como mais popular, mas que usa uma sofisticação harmônica e melódica em suas obras que, transformadas em um arranjo em violão solo, são maravilhosas de se ouvir. É uma obra muito sofisticada e elaborada que é totalmente pertinente a essa situação de concerto que é o que me enquadrava lá”, destacou.
Músico
Márlou Peruzzolo Vieira é doutor em música pela Universidade de Aveiro/Portugal, mestre em música pela Universidade Federal de Goiás e bacharel em violão pela Universidade Federal de Santa Maria. Apresentou-se em diversas cidades do Brasil, Portugal, Croácia, Inglaterra e Itália. Fez estreias de obras de Pauxy Gentil-Nunes, Samuel Peruzzolo Vieira e Marcelo Rauta. Foi premiado em diversos concursos, tais como: concurso latino-americano Rosa Mística (Curitiba, 2011, 1º prêmio); concurso nacional Eustáquio Grilo (Brasília, 2009, 2º prêmio) e concurso nacional Musicalis (São Paulo, 2007, menção honrosa). Foi professor na Universidade Federal de Goiás e no Conservatório de Música São Teotónio, em Coimbra/Portugal. Desde 2017, é professor de Violão e de disciplinas teóricas na Universidade de Passo Fundo (UPF).
Notícias relacionadas