Ensino

Semana do Estudante ocorre de 17 a 19 de novembro

09/11/2020

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento on-line e gratuito reúne série de palestras voltadas aos estudantes de graduação e de pós-graduação da UPF

Com o propósito de dialogar sobre o protagonismo estudantil no contexto de pandemia e as múltiplas possibilidades de construção de saberes, de estratégias e de apoio aos alunos e a comunidade de Passo Fundo que o Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e os Diretórios e Centros Acadêmicos da UPF promovem a Semana do Estudante. O evento acontece de 17 a 19 de novembro, de forma on-line, sendo constituído de uma programação especial que será transmitida AQUI.

Dentre as atividades, na terça-feira (17), às 18h, ocorre a palestra “Ser estudante na Universidade Comunitária: dos desafios às possibilidades”. O tema será abordado pela professora do curso de Serviço Social, Dra. Cristina Fioreze, e pela acadêmica Maria Luísa Nolasco Dal Molin. A mediação vai ser realizada pela reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

Já na quarta-feira (18), às 18h, haverá a palestra “Protagonismo estudantil na Universidade”, com os estudantes Rafaela Moretti e Bruno Almeida Silva. O debate será mediado pela aluna Gabriela Lara.

Finalizando a Semana do Estudante, na quinta-feira (19), às 18h, acontece a palestra “Saúde e experiências no projeto Rede de Cuidados Territoriais”. Debaterão a temática as alunas Carolina Vieira Leite e Ana Cristina Pippi; e a enfermeira residente da UPF, Luana Ely. A mediação será feita pela psicóloga e representante do projeto Rede de Cuidados Territoriais, Marina Lazaretto.

Acolhimento e protagonismo estudantil
Segundo a acadêmica do curso de Medicina Veterinária e representante do Diretório Acadêmico da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Paula Hartwig Bichler, o evento surgiu entre a união dos diretórios acadêmicos, da reitoria e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Acredito que com o que estamos vivendo este ano, a preocupação com a permanência dos nossos colegas está maior, visto que todos nós tivemos que nos adaptar a essa nova realidade, alguns com um pouco mais de facilidade, outros nem tanto. Mas o que aconteceu é que juntos pensamos em propostas de acolhimento e de protagonismo estudantil na UPF”, comenta.

Para ela, todos que estão passando por essa situação de pandemia têm a chance de se unir cada vez mais. “Professores, funcionários e acadêmicos podem construir uma universidade onde o estudante tem espaço para pensar junto com a Reitoria, ajudando a tomar decisões e a avaliar as ações. Os temas que serão abordados trazem exatamente isso, o nosso protagonismo, a nossa experiência e os nossos desejos enquanto universitários”, relata Paula.

Informações
Os encontros virtuais são gratuitos e destinados à todos os estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade. Os participantes receberão certificado de horas complementares.