Extensão

Sala Temática debate a participação da juventude na cidade que educa e transforma

10/08/2023

15:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Profissionais da educação marcaram presença no encontro que ocorreu na UPF

O projeto de extensão “UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa” da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu a 3ª Sala Temática “Participação da Juventude na Cidade que Educa e Transforma”. O evento, realizado na segunda-feira, 7 de agosto, na Arena UPF Parque, reuniu secretárias de Educação, gestores públicos, diretoras, professoras, pedagogas, estudantes, coordenadores pedagógicos e auxiliares de serviços educacionais das cidades educadoras de Carazinho, Camargo, Marau, Nicolau Vergueiro e Soledade.

Na oportunidade, os presentes participaram de diversas atividades. Ocorreram os painéis sobre os projetos “Observatório da Educação, Juventude e Sociedade" e "Educação em Direitos Humanos para a Juventude", além de uma rodada dos municípios, que abordaram as questões: a juventude participa na sua cidade?; e que estratégias podem ser implementadas para que a juventude participe?. As ações foram mediadas pelos professores Dr. Márcio Tascheto e Me. Daniela dos Santos.

As Salas Temáticas ocorrem mensalmente na Arena do UPF Parque e fazem parte do projeto de extensão “UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa”. Segundo Daniela, elas são como um espaço de aprofundamento de temas inerentes a cidade que educa e transforma, de seus problemas e de sua complexidade. “A Universidade é espaço de formação e de transformação, dessa forma, as Salas Temáticas possibilitam a construção de propostas/estratégias/políticas públicas diante dos desafios que as cidades enfrentam enquanto educadoras. A intencionalidade é de potencializar os processos de formação continuada das cidades, mas também de fomentam a reflexão diante dos problemas complexos que elas enfrentam e de auxiliar na construção de locais mais justos, humanos e democráticos”, comentou.