Ensino

Representação estudantil proporciona aprendizados além da sala de aula

02/12/2022

10:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da UPF, Pedro Ferreira compartilha os ensinamentos adquiridos com a experiência

Durante a graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF), os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar diversas experiências relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. Mas, além disso, podem descobrir outras habilidades por meio da representação estudantil, seja em diretórios acadêmicos ou associações atléticas.

Esse é o caso de Pedro Ferreira, estudante do curso de Direito. Eleito em novembro de 2022 como presidente do Centro Acadêmico Carlos Galves, ele vem descobrindo mais sobre o papel de um líder dentro da universidade. “Assumir esse cargo é uma grande oportunidade para mim. Sinto que os colegas confiam em mim, no meu potencial e que sabem que posso liderá-los da melhor forma possível, atendendo seus anseios e expectativas como estudantes. É uma alegria e uma responsabilidade tremenda!”, conta o jovem.

Assim como um pesquisador que se descobre apaixonado pela ciência enquanto a faz, o futuro jurista encontra-se cada vez mais na profissão que escolheu durante a vivência proporcionada pela Escola. “No começo do curso nós nos sentimos um pouco perdidos no mar de oportunidades que é o Direito. São muitos caminhos, várias carreiras para optar. Como representante do DA, sei que posso entender um pouco mais como tudo funciona, ter uma ligação ainda melhor com os professores, funcionários e estudantes e, assim, ter aprendizados inimagináveis”, aponta Ferreira.

Para Pedro, fazer parte da UPF é, também, carregar o nome de uma instituição com tradição em excelência. “O curso de Direito já formou muitos profissionais. Além de me ensinar a ser mais proativo e estar na linha de frente, essa representação estudantil também irá agregar muito no meu currículo”, conclui.

Inscrições abertas


Quer, assim como Pedro, realizar a sua graduação em uma das melhores Universidades do mundo? O processo seletivo para ingresso em 2023 segue aberto. Os interessados podem optar por um dos mais de 50 cursos disponibilizados pela UPF. Pelo Vestibular, são duas formas de ingresso: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem. No total, mais de 5 mil candidatos já se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023.

Também é possível retomar a trajetória acadêmica por meio do Ingresso Especial. São, ao todo, cinco modalidades: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada e Disciplina Isolada. Mais detalhes no site upf.br/ingresso.