Extensão

Projeto da Escola das Profissões conta com envolvimento de professores e estudantes da UPF

05/05/2023

14:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Passo Fundo contou com a atuação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico na criação dos projetos arquitetônico e de design do novo espaço

Inaugurada no último dia 27 de abril pela Prefeitura de Passo Fundo, a Escola das Profissões foi desenvolvida com a ajuda de acadêmicos e professores da UPF. Por meio dos projetos de extensão Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário, do curso de Arquitetura e Urbanismo; e Projética, do curso de Design Gráfico, os professores e estudantes desenvolveram os projetos arquitetônico e de design do novo espaço. No sábado, dia 29 de abril, os professores estiveram no local para conferir o resultado da obra. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi responsável pela assessoria técnica no desenvolvimento de proposta de arquitetura de interiores para a Escola das Profissões. Desenvolvido por dois acadêmicos, orientados por um funcionário do Naduc, o projeto envolveu, além da assessoria técnica, estudo para criação de ambientes de inovação, espaços físicos multiuso, que combinam locais de trabalho, estudo, ambientes de networking e realização de eventos; elaboração de estudos para implementação de mobiliário padronizado atendendo a especificidade de cada ambiente; e realização de estudos de disposição de mobiliário e organização dos espaços visando a ergonomia e acessibilidade dos ambientes internos.

Já o curso de Design Gráfico ficou responsável por toda a identidade visual e projeto de sinalização do local. A ação envolveu os professores Thomas G. Battesini e Daniel Confortin e os acadêmicos Emanuel Keiper Rocha e Gabriela Dornelles. Para o professor Thomas, a iniciativa é uma forma de integrar o estudante à comunidade, através de projetos de design. Este é, inclusive, o segundo projeto desenvolvido pelo curso junto à Prefeitura, sendo o primeiro o Hospital Dia da Criança. “O que fazemos no Projética nada mais é que colocar o aluno na prática do design, na criação de identidade visual, de sinalização do ambiente, de ele estar em contato com a prática do curso também fora de sala de aula”, comenta.