Professores e acadêmicos do curso de Direito realizam visitas técnicas em Brasília
18/11/2016
14:33
Por: Caroline Simor
Fotos: Divulgação
Durante uma semana a equipe visitou os tribunais, gabinetes e conversou com ministros
Todos os anos a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove uma viagem especial à Brasília, envolvendo professores e alunos de vários níveis. Em 2016 a atividade aconteceu de 04 a 11 de novembro.
Segundo a professora Edimara Sachet Riso, que coordenou a viagem, o grande objetivo é colocar os alunos em contato com experiências antes vistas apenas nos livros. “Visitar os órgãos onde são produzidas as decisões sejam políticas, legislativas ou judiciais, que são nosso material de trabalho diário dá significação aos saberes. Por outro lado, os contatos com políticos e membros das cortes supremas de justiça dão ao estudante a sensação de que ele também pode, se quiser, com dedicação, alçar os espaços públicos de poder e ser agente da história do país. É uma atividade muito signficadora na vida acadêmica”, relata.
A atividade, além da questão do conhecimento, também serviu como um reforço da escolha profissional que cada aluno fez ao iniciar o curso de Direito. Segundo Edimara, ao visitar o Supremo Tribunal Federal, por exemplo, e presenciar a tomada de decisões, ao ouvir palavras exclusivas ditas por um ministro ao grupo, a atividade jurídica e o respeito às instituições passam a ser vistos de outra forma.
Experiência para a vida toda
A interação e a troca de saberes foram pontos destacados pela acadêmica Roberta Castro, aluna do Campus Casca. "Aproximar o acadêmico de direito com as instituições máximas do país é sonho de todo educando e que foi proporcionado pela Universidade de Passo Fundo. Estar presente nas sessões plenárias trouxe maior compreensão da composição, do funcionamento e das competências. Esses momentos de interação com os diferentes segmentos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram muito marcantes e reforçam ainda mais o entusiasmo pela profissão e carreira jurídica”, declarou.
Para Érica Santori, acadêmica do Campus I, a viagem foi inesquecível e agregou conhecimento para todos os participantes. “Foi um passeio dos sonhos, simplesmente incrível conhecer pessoas novas, lugares diferentes, fiquei plenamente satisfeita com a organização desse grupo abençoado de que fiz parte, esta viagem é indispensável a todo estudante de Direito”, frisou a acadêmica.
Conhecer a cidade e a sua história foi um dos pontos importantes na opinião da aluna Silvana Silva. Para ela, todo estudante deveria visitar. "Brasília é uma cidade histórica, projetada, pensada e estruturada de uma forma magnífica. Acredito que além de nós, estudantes de Direito, os estudantes de Arquitetura jamais deveriam sair da faculdade sem conhecê-la. Oscar Niemeyer pensou em cada detalhe", disse.
Notícias relacionadas