Ensino

Professores da UPF são empossados na Academia Riograndense de Medicina Veterinária

31/05/2023

12:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um dos momentos mais importantes para um profissional é receber, de seus pares, o reconhecimento pela sua dedicação, história e trajetória na profissão. Para vários profissionais, esse reconhecimento atinge seu ápice ao se tornar membro da “academia” profissional. Foi o que ocorreu na última semana, dia 26 de maio, quando a Academia Riograndense de Medicina Veterinária (ARIMEVE) empossou seus novos membros, contemplando, entre eles, dois docentes da UPF: os professores Dra. Maria Isabel Botelho Vieira e Dr. Luiz Carlos Kreutz.

Conforme a professora Maria Isabel, a academia de uma classe congrega um grupo relativamente pequeno de pessoas que, de alguma forma, se destacaram e cumprem requisitos para se tornarem acadêmicos e ocuparem uma das tão almejadas Cadeiras da Academia. Ela recorda que a ARIMEVE foi criada no Rio Grande do Sul em 29 de maio de 2002. “Uma academia que, apesar de ainda jovem, possui uma linda e emocionante história e, certamente, um futuro promissor e de muito trabalho”, pontua.

Na presença de autoridades da classe Médica Veterinária, familiares e amigos dos veteranos e dos novos acadêmicos, a cerimônia diplomou e empossou os dois professores do curso de Medicina Veterinária da UPF. A Dra. Maria Isabel Botelho Vieira, ocupará a cadeira de nº 38 e o Dr. Luiz Carlos Kreutz, a cadeira de nº 17. 

A cerimônia contou com a fala do presidente da ARIMEVE, Dr. Augusto Langeloh e da representante dos novos acadêmicos, Dra. Graça Dutra. Ainda, o representante da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, o médico veterinário, professor e escritor Alcy José de Vargas Cheuiche, lembrou, em discurso em honra a profissão, que, segundo Mahatma Ghandi, “a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” e que, de acordo com o cientista Louis de Pasteur “o médico cura o homem, mas o médico veterinário cura a humanidade”. Segundo a professora da UPF, embora um evento simples e modesto, houve momentos de muita emoção e significado. “Um momento de honra à profissão que alavanca boa parte do setor primário o qual sustenta, em grande parte, a economia nacional”, comentou.

Os acadêmicos da ARIMEVE são profissionais da medicina veterinária com uma carreira consolidada no serviço público ou iniciativa privada, incluindo médicos veterinários autônomos e empreendedores. Também são profissionais de diversas áreas do conhecimento e que atuam para valorizar a profissão e demonstrar o valor da medicina veterinária na vida das pessoas, seja cuidando de animais de companhia, de produção, silvestres e exóticos, fiscalizando a qualidade de alimentos de origem animal, monitorando doenças infeciosas e programas de saúde pública, promovendo o bem-estar, melhorando a nutrição e a reprodução animal, sempre dentro de rígidos princípios éticos. 

O professor Luiz Carlos Kreutz lembra que a ARIMEVE congrega profissionais que têm como compromisso manter o legado da Medicina Veterinária e transmiti-lo de uma geração a outra para que todos os médicos veterinários possam prover e se orgulhar da profissão que exercem. “Por estarmos vinculados à UPF, gostaríamos de fazer uma singela, mas honrosa homenagem póstuma ao imortal professor Edson Nunes, acadêmico da ARIMEVE, que teve um sonho e lutou muito para a criação do curso de Medicina Veterinária da UPF, juntamente ao professor Dr. Elci Lottar Dickel, também pertencente a ARIMEVE. Dessa forma, o curso de Medicina Veterinária tem quatro honrosos professores nessa nobre Academia. Sentimo-nos lisonjeados e orgulhosos por pertencer à ARIMEVE e por dar continuidade ao trabalho daqueles que nos precederam e que pavimentaram o caminho para nós”, finalizou Kreutz.