Ensino

Pássaro João-de-barro é tema de oficina do Muzar

18/11/2021

11:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade foi desenvolvida com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, de Lagoa dos Três Cantos

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF) promoveu, no dia 9 de novembro, a oficina “Conhecendo o João-de-barro“ com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, de Lagoa dos Três Cantos. Na ocasião, crianças entre 4 e 9 anos realizaram atividades práticas, além do conhecimento teórico sobre o pássaro, que incluiu a cadeia alimentar, o ciclo de vida e a construção do ninho.

Após a visita às exposições e a oficina realizada na Sala Verde, um momento prático foi oportunizado na área externa do Muzar, onde foi possível observar os ninhos já prontos nas árvores e realizar a construção do ninho do João-de-barro. 

As crianças foram divididas em quatro grupos e iniciaram a atividade pela mistura da terra, água e folhas secas, montando casas que imitam as proporções utilizadas pelo pássaro. Dessa forma, elas puderam pensar em estratégias para as etapas de elaboração do ninho e trabalhar em equipe.

A oficina fez parte das ações complementares do projeto “Oficina Didática sobre o João-de-barro: um pássaro construtor".