Ensino

Novos especialistas no mercado

27/02/2023

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

UPF, HSVP, HC e Prefeitura celebraram juntos a formatura de três residências multiprofissionais em saúde

Um mercado cada vez mais exigente demanda profissionais engajados e em constante formação. Com foco nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Hospital São Vicente de Paulo, o Hospital de Clínicas e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, promovem os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. A conclusão das especializações em Atenção ao Câncer, Cardiologia e Saúde do Idoso, foi celebrada na noite de sexta-feira, 24, na UPF.

Durante dois anos de curso, são 16 cenários de práticas disponíveis para que os profissionais aperfeiçoem técnicas, práticas e conhecimentos. Com centenas de formados, já atuando no mercado, a UPF oportuniza, por meio do Programa de Residências, a possibilidade de vivência real dos ambientes e dos desafios que a área da saúde impõe. 

Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, a festividade de formatura pontua a importância do olhar que as instituições parceiras dão para a área. Ao celebrar 10 anos dessa parceria, o professor destacou que o foco conjunto está no melhor atendimento e na humanização do serviço. “Durante esses 10 anos foram mais de 330 residentes formados, prova do nosso compromisso com a comunidade regional, formando profissionais humanos, capazes de evoluir nas mais diversas áreas do conhecimento. Acreditamos que dos sujeitos em formação nascem os profissionais comprometidos com a sociedade e, ao formar mais uma turma, provamos isso”, frisou.

Daiana Argenta Kimpel, coordenadora dos Programas de Atenção ao Câncer e Cardiologia, destacou que as instituições entregaram para o mercado profissionais qualificados e preparados para enfrentar a realidade da saúde. “Nossa gratidão aos parceiros, aos hospitais, mas principalmente, aos nossos novos especialistas que foram dedicados e persistentes para chegarem até aqui. Hoje eles saem com o compromisso de serem profissionais especializados em suas áreas, profissionais responsáveis e preparados”, destacou.

Para o vice-presidente do Hospital de Clínicas, Joni Pasqualotto, o momento de celebração é fruto de uma escolha consciente, da dedicação e do compromisso de todos. “A qualificação na área da saúde revela o êxito das parcerias firmadas entre Universidade, hospitais, secretaria de Saúde e Ministério da Saúde. Ações que aprimoram a prática e que apresentam resultados em nosso público alvo que são os atendidos, disponibilizando uma atenção humanizada e que faz a diferença na vida das pessoas”, observou.

O presidente do Hospital São Vicente de Paulo, José Miguel Rodrigues da Silva, ponderou que esse é um momento importante e que marca um compromisso de todos para uma formação mais humana e qualificada. “Nos sentimos honrados em fazer parte desse processo, acompanhando a formação que busca a excelência no atendimento à saúde. São projetos e ações que permitem mais envolvimento com a comunidade e marcam a busca pela melhoria da rede básica de saúde”, frisou.

Adrieli Carla Prigol, é enfermeira e concluiu a Residência em Saúde do Idoso. Ela conta que sempre quis fazer o curso e que, ao olhar para trás, percebe o quanto a formação já trouxe resultados positivos. “Foi uma coisa que sonhei muito, desde que conheci sempre tive o desejo de participar. Hoje, vejo que meu crescimento foi muito grande, tanto pessoal quanto profissionalmente. Muito da profissional que vou ser, devo ao Programa. Acredito que o grande diferencial do residente é isso, essa atuação prática, focada e preparada para atuar como uma liderança e com atenção ao nosso paciente”, comenta.