Geral

Muzar/UPF apresenta exposição “Flora e Fauna em perigo” no Passo Fundo Shopping

15/06/2021

14:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Letícia Vargas/Nexjor

A exposição, em parceria com o Passo Fundo Shopping, ocorrerá de 17 a 20 de junho e apresenta espécimes de animais e flora ameaçados de extinção

“Flora e Fauna em perigo” será tema da exposição do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF) no Passo Fundo Shopping. A exposição será realizada de 17 a 20 de junho, no Piso I, e aborda as ameaças existentes à biodiversidade regional de plantas e animais, as categorias de risco de extinção, as ações necessárias para conservação e a importância da preservação dessas espécies. A atividade também é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste mês de junho, no último dia 5. Esta é a primeira exposição extramuros do Muzar em tempos de pandemia.
 
O Brasil é um país com uma enorme diversidade de seres vivos, porém muitos deles se encontram ameaçados de extinção por diversos motivos como, perda e fragmentação de habitat, desmatamento, caça ilegal, tráfico de animais silvestres, entre outros. Nesse sentido, a exposição contará com espécimes taxidermizadas de animais que estão na Lista da Fauna Silvestre Ameaçados de Extinção do Rio Grande do Sul de 2014 e no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção – ICMBio/MMA de 2018. Os espécimes da flora ameaçadas expostas, levam em consideração a Lista da Flora Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul de 2014, a qual conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção.
 
O Muzar, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF), tem a prática de realizar exposições extramuros, mas a pandemia de covid-19 impossibilitou a realização de exposições itinerantes e exigiu o fechamento das suas portas para visitação, assim como todos os espaços culturais do Rio Grande do Sul e do Brasil. A responsável técnica do Muzar, a bióloga Flávia Biondo da Silva, enfatiza a relevância dessa atividade e salienta que a exposição contará com todos os cuidados sanitários recomendados pelos protocolos das autoridades de saúde e governamentais. “O Muzar está realizando essa atividade, em parceria com o Passo Fundo Shopping, sendo a primeira atividade extramuros que o Museu realiza em tempos de distanciamento social. É uma oportunidade de contribuir com o Shopping e voltar a interagir presencialmente com o público”, enfatiza a responsável técnica do Muzar.
 
O Passo Fundo Shopping também destaca a importância desta parceria com a Universidade e de receber a exposição por ser um ambiente que recebe pessoas de todas as idades e comprometido com a causa ambiental. “Conscientizar a população sobre o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Desde a sua construção, o Passo Fundo Shopping prioriza a luz natural, a economia no uso consciente da água e a importância de espaços arborizados, por isso, estamos muito contentes em sediar uma exposição com essa temática”, salienta Danielle Batezini, gerente de Marketing do shopping.