Vestibular

Milhares de candidatos realizam o Vestibular de Verão da UPF

26/11/2022

14:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França, Carla Vailatti e Tainá Binelo

Processo seletivo reúne vestibulandos de 308 cidades, de 18 estados do Brasil

O Vestibular de Verão 2023 da Universidade de Passo Fundo (UPF) ocorre neste sábado, 26 de novembro, no Campus I. Cerca de 2,5 mil candidatos realizam a prova com o objetivo de conquistar uma das vagas dos mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Instituição no processo seletivo.

De geração para geração
Os vestibulandos chegam a UPF vindos de 308 cidades, de 18 estados brasileiros, pois quando o sonho é grande, não tem distância que seja maior. Vindo da cidade de Cáceres, localizada no noroeste do estado do Mato Grosso, Daniel Alves Gomes não vê a hora de ser bixo do curso de Medicina da UPF. “Sempre ouvi que a UPF é uma instituição que abre muitas portas e que é repleta de possibilidades acadêmicas”, disse.


 Durante seus 18 anos, ele acompanhou a trajetória dos pais médicos e sente orgulho em seguir os passos deles. “Sempre tive muito carinho pela Medicina, algo que aprendi em casa ainda. Sinto que foi muito mais que uma influência, mas sim um aprendizado que me foi dado e me acompanhará durante toda a vida”, finaliza.

Entre os mais de 50 cursos presenciais disponíveis para ingresso neste processo seletivo, está o de Agronomia, opção escolhida por Pedro Camozzato, estudante vindo de Sananduva. Assim como Daniel, ele teve grandes inspirações em casa e, por isso, deseja seguir o mesmo caminho. “Minha família trabalha com agro e, pelos ótimos exemplos que tive, quero continuar nessa profissão”, conta o jovem.

Há 28 anos, o pai de Pedro realizava a sua graduação na UPF. Agora chegou a hora da tradição continuar. “A UPF é uma referência no ensino do curso e também onde meu pai estudou. Aqui encontro uma Instituição de renome e que é buscada por muitos jovens todos os dias. É a minha primeira opção”, relata Camozzato. 

Formação para ajudar a comunidade
Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a educação, nos diferentes níveis, tem um papel determinante no desenvolvimento social e econômico. Neste sentido, a Universidade, por meio da formação acadêmica e da geração de conhecimento, contribui de forma expressiva para o desenvolvimento da sociedade como um todo. “A presença dos milhares de candidatos inscritos no Vestibular demonstra a importância da Instituição para a cidade e a região. É nosso desejo e estamos trabalhando para isso, a fim de que mais estudantes ingressem na Universidade, de modo a impactar positivamente nas nossas comunidades”, comenta.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, a UPF sempre se prepara com muito esmero para o Vestibular. “A preparação acontece tanto do ponto de vista acadêmico, quanto de infraestrutura, sempre com o objetivo de acolher bem as famílias e dar a tranquilidade aos estudantes para que eles possam fazer uma boa prova e prestar atenção naquilo que de fato é importante no dia de hoje, que são os seus desempenhos”, afirma. 

Informações sobre a prova
A prova para o curso de Medicina pode ser realizada até às 19h. Nela, os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química, além da prova de Redação. Já os candidatos aos demais cursos realizam apenas a prova de Redação, que tem duração de 2 horas.

O gabarito será divulgado no site upf.br/ingresso 30 minutos após o encerramento da prova. Já os aprovados serão conhecidos nesta segunda-feira, 28 de novembro, às 11h, pelo mesmo endereço eletrônico. As matrículas dos aprovados em primeira chamada poderão ser realizadas a partir do dia 28 de novembro, com início às 12h, até o dia 29 de novembro, às 18h.

Ainda dá tempo de ingressar na UPF
Com exceção do curso de Medicina, quem não fez a prova presencial, tem a possibilidade de concorrer a uma vaga em um dos mais de 50 cursos de graduação por meio de duas formas de ingresso: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem. No total, mais de 5 mil candidatos já se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023, que segue aberto até fevereiro do próximo ano. 

Mais detalhes no site upf.br/ingresso.