Universidade

Mais de 21 mil pessoas passaram pela Casa UPF na Expodireto Cotrijal

10/03/2023

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Carol Simor e Caroline Lima

Apresentando o ritmo de quem faz o novo, a Universidade levou ensino, pesquisa, extensão e inovação para os cinco dias da Feira

Em cinco dias intensos de atividades, a Casa UPF na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, recebeu 21200 visitantes, que puderam conhecer e vivenciar de perto um pouco da vida universitária. Só no Espaço do Conhecimento, onde acadêmicos e professores compartilharam suas experiências e o que é desenvolvido nos cursos de graduação, foram cerca de 22 ações, nas áreas do Agro, Negócios, Saúde e Engenharias, Arquiteturas e Tecnologia, envolvidos no processo. Ainda, foram realizadas 72 oficinas com diferentes temáticas, que reuniram mais de 2 mil participantes. Ao todo, as ações da Casa UPF contaram com o envolvimento de 160 pessoas, entre professores, estudantes e funcionários da Instituição.

Outra ação que movimentou a Casa UPF foi a visita de 22 escolas da região de Não-Me-Toque. Foram cerca de mil estudantes do Ensino Médio convidados pela Universidade para conhecer o espaço e participar de uma oficina de empreendedorismo organizada em parceria com o Instituto Manager. A ação faz parte do Projeto Conexão, uma iniciativa da UPF realizada com estudantes de toda a região norte do estado, que busca aproximar os jovens da graduação, vivenciando ainda no ensino médio algumas atividades relacionadas a ela. Neste ano, o início do projeto foi na Expodireto Cotrijal. 

A participação da UPF na Expodireto, no entanto, não ficou apenas na Casa. Quem visitou a Feira pode conferir uma novidade organizada por meio de uma parceria entre o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e a Cooperativa Cotrijal. No Espaço da Natureza, foi possível conhecer os Bosques Gaúchos, onde são cultivadas árvores nativas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, e que foi revitalizado com a ajuda da equipe do museu. Além da visitação, também era possível conhecer mais detalhes de cada espécie acessando o QR Code disponibilizado no local. Já na Casa do Meio Ambiente, estiveram duas exposições do Muzar: Identidades da Natureza do Rio Grande do Sul e Interação Cooperativas da Natureza.

Presente na Casa UPF ao longo dos últimos dias, a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, avaliou a participação da Instituição na Feira."A Expodireto é uma grande oportunidade de relacionamentos, de encontros com parceiros, onde discutimos tendências e problemáticas. Temos a oportunidade de conversar com os agentes políticos, empresariais, produtores e outros segmentos da educação. É um espaço extremamente rico e necessário para nos (re)abastecermos e continuarmos com a nossa jornada", pontuou.