Ensino

Intercambistas são recepcionados pela reitoria

22/02/2023

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Naturais da Argentina e México, estudantes participaram de agenda na quinta-feira, 16 de fevereiro

Seja em outros estados brasileiros ou países do mundo, adentrar em novas culturas é, também, uma porta para o crescimento pessoal e profissional. Com auxílio da Assessoria Internacional da Universidade de Passo Fundo (AI/UPF), diversos acadêmicos realizam o sonho de estudar fora do Brasil, e outros de sair do seu país de origem e aprender por aqui. É o caso de Manuel Fernandez, Ana Padilla, Goretti Morales, Mariana García e Yesica Olivas, que realizarão intercâmbio na UPF durante o primeiro semestre de 2023.

Oriundos da Argentina e do México, os estudantes foram recepcionados pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, na tarde de quinta-feira, 16 de fevereiro. Na oportunidade, a coordenadora da AI, professora Dra. Luciane Sturm, apontou a importância da mobilidade acadêmica para os jovens. “Vai muito além da formação profissional em si. O intercâmbio possibilita que esses estudantes ampliem a sua visão de mundo, convivendo com outras pessoas, docentes, colegas e fazendo novos contatos de todos os cantos do mundo”, conta.

Assim como os visitantes, a comunidade acadêmica local também é beneficiada com o processo. “É uma internacionalização em casa, visto que a partir do momento que os intercambistas chegam por aqui eles possibilitam que os nossos estudantes também conheçam mais sobre outras culturas. Além disso, as promoções feitas por aqui como, por exemplo, Semana do Conhecimento e Noite ao Redor do Mundo, favorecem esse processo e a interação entre eles. É um benefício para toda Universidade!”, comenta Luciane.

Expandindo fronteiras

Intercambistas visitaram a reitoria na quinta-feira, 16


Estudante de Medicina Veterinária na Universidad Nacional de Litoral na Argentina, Manuel tem grandes expectativas sobre as próximas vivências na UPF. “Espero aprender muito no Hospital Veterinário, sobre pequenos animais e atender diversos casos clínicos. Além de fazer muitas e boas amizades e viajar pelo país”, pontua.

Para ele, a escolha pela Universidade foi feita ao saber pelo prestígio da mesma no exterior. “Falei com a secretaria de assuntos internacionais da minha Instituição de Ensino e eles mencionaram a UPF como uma das melhores. Ao pesquisar na internet, tive essa confirmação e não perdi tempo ao me inscrever”.

Faça intercâmbio

O edital para participação no Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac) está aberto para estudantes da graduação até 20 de abril. Para saber mais sobre a mobilidade acadêmica, entre em contato pelo telefone (54) 3316-8117 ou pelo e-mail aai@upf.br.