Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Alunos do curso de Direito da UPF realizam atividades para trabalhar a disciplina além da sala de aula
Mais do que ensinar os conceitos, a preocupação da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) é de proporcionar aos alunos uma formação humana e capaz de refletir sobre as mais variadas realidades sociais. Pensando nisso, a professora Me. Gabriela Werner Oliveira, que ministra a disciplina de Direito Internacional, desenvolveu uma série de atividades com os alunos dos campi de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Sarandi e Carazinho.
Com o conteúdo em mente, os acadêmicos foram desafiados a realizar atividades que pudessem envolver a realidade da teoria. Dessa forma, eles desenvolveram seminários, debates, encontros e exposições de cartazes. De acordo com Gabriela, viu-se a necessidade de fazer com que os alunos percebessem o direito internacional em ações do dia a dia. “A partir do conteúdo passado em sala de aula, como obtenção de vistos, retirada compulsória, extradição, exilados e refugiados, fomos atrás de casos abordados pela mídia e de exemplos presentes em nossas cidades. A formação passa pelo processo humanístico. Não basta apenas saber as normas e como executá-las, é preciso saber analisar o contexto social, a realidade das pessoas envolvidas e o modo como o direito pode agir da melhor forma”, pontuou.
As atividades contaram com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do presidente da Associação dos Senegaleses e de alunos da graduação e da pós-graduação. Em uma das oportunidades, uma imigrante grega que está no Brasil desde a década de 1970 e um refugiado senegalês interagiram com os alunos, trocando experiências sobre a diferença cultural e sobre como ocorre a adaptação na chegada a um novo país.
Para a professora, a iniciativa foi importante para mobilizar os alunos e a ideia é continuar com os trabalhos, ampliando as ações e envolvendo cada vez mais acadêmicos.
Notícias relacionadas