Integrado

Integrado UPF: estudantes inseridos na pesquisa e extensão da Universidade

05/04/2023

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Estudantes do ensino médio e professores estiveram reunidos para dar início às atividades dos programas Pibic Júnior e Paidex Júnior

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Integrado UPF promoveram, na tarde desta quarta-feira, 5 de abril, o início das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Júnior) e do Programa Extensionista Júnior (Paidex Júnior). O evento, realizado no prédio D5, Campus I, reuniu os estudantes bolsistas selecionados para ambos os Programas, além dos orientadores dos projetos e demais convidados.

Os programas possibilitam a participação dos estudantes do ensino médio do Integrado em projetos e programas de pesquisa e extensão da UPF. A diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi, destacou que as pesquisas são desenvolvidas para solucionar demandas da comunidade e a participação dos estudantes do Integrado possibilita a inserção ao mundo científico.

“Eles vivenciam a experiência de se integrar a projetos junto com estudantes da graduação, mestrandos e doutorandos e com isso já passam a entender o que é fazer pesquisa, de quais formas podemos contribuir com a sociedade por meio da ciência e como isso é importante para o desenvolvimento da população. É um momento muito importante, estamos muito felizes por ver eles motivados e iniciar mais um programa”, comenta a professora. 

Para o diretor do Integrado, Jonir Dalbosco, a inserção dos estudantes junto à comunidade acadêmica da Universidade é um dos diferenciais da escola. “A atuação dos alunos nesses programas busca despertar neles o interesse pela pesquisa, a inovação, além de desenvolver a criatividade e a responsabilidade, pois eles têm atribuições a serem executadas e isso tudo faz com que saiam mais preparados e com uma leitura do mundo muito maior do que se ficassem apenas na sala de aula com os componentes que fazem parte do currículo, então é um diferencial muito importante que o Integrado UPF proporciona aos alunos”, afirma o diretor.

Dessa vez, participam dos programas 45 estudantes, entre bolsistas e voluntários, divididos entre as 15 linhas de pesquisa do Pibic e 14 do Paidex. Desde que as atividades iniciaram, em 2015, cerca de 180 estudantes já estiveram envolvidos com os programas.

Experiências e aprendizados

Selecionado como um dos bolsistas do Pibic, Michael Alcides Martins de Quadros, que está no terceiro ano, escolheu a linha de pesquisa “Acervos Literários: modos políticos de usar, relacionado ao acervo de Josué Guimarães. “Essa vai ser uma experiência totalmente nova e um grande desafio, já que é ano de vestibular. Acredito que os conhecimentos vão agregar muito e trazer uma maturidade muito grande, pois terei uma imersão no projeto, então é algo que vai ajudar até a escolher o curso e o caminho que quero seguir pós ensino médio”, comenta.

A aluna do segundo ano, Pietra Dutra Brandoli, bolsista do Paidex, vai atuar no projeto de extensão Sorriso Voluntário, que integra o programa ComSaúde. “Achei o projeto interessante e ele me cativou bastante até porque pretendo fazer Medicina, então já está na área que quero. Estou bem ansiosa para começar as atividades. Fazer os outros sorrir é muito envolvente, e estar junto participando vai ser bem legal e acredito que sair da bolha, conhecer novas pessoas vai agregar muito na minha vida”, disse a estudante.