Ensino

Formação de excelência e inserção rápida no mercado de trabalho

03/01/2023

13:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Cinco acadêmicos da área de Tecnologia da Informação da UPF foram contratados por empresa passo-fundense e iniciam sua trajetória profissional já em contato com multinacionais

O setor da Tecnologia da Informação foi o que mais cresceu durante a pandemia de Covid-19 na América Latina, conforme pesquisa realizada pela CNN, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn. Enquanto outras áreas enfrentavam crises financeiras, a TI registrou uma alta de 60% na taxa de contratação, se comparado com o período pré-pandêmico. Por ano, mais de 46 mil estudantes formam-se para atuarem profissionalmente neste mercado. Gustavo Pandolpho, Samuel de Andrade, Otávio Rossoni, João Paludo e Bernardo Dal Pozzo fazem parte dessa estatística. 

Acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Passo Fundo (ITEC/UPF), os estudantes agora são vinculados ao Campus I, em Passo Fundo, mas começaram o curso na UPF Casca. A transferência deu-se por uma chance ímpar: focada na integração de sistemas da área da saúde, a empresa passo-fundense DataIntegra oportunizou a contratação e a mudança de moradia de todos. Em menos de uma semana, os jovens já faziam parte da nova companhia e investiam ainda mais nas suas formações. 

De acordo com Otávio, um dos estudantes contratados, a mudança foi gigantesca, assim como a oportunidade. “Para todos nós a mudança foi bem direta, visto que tivemos que nos demitir dos antigos empregos e organizar toda a estrutura da nova morada. Uma semana cheia, eu diria”, conta o acadêmico que completa apontando a importância da UPF nessa nova etapa. “(A Universidade) Foi crucial nessa parte da contratação, pois as empresas dão preferência aos universitários, já que são eles que estão no meio do aprendizado de forma engajada. Portanto, a Universidade serviu de ponte direta entre a Dataintegra e nós”, afirma Rossoni. 

“Cada desenvolvedor é único”

Os estudantes agora moram em Passo Fundo


Mesmo com a grande demanda de vagas de emprego na área da Tecnologia da Informação, as empresas seguem com dificuldade para encontrar os profissionais corretos para as diversas funções em que este pode se inserir. Segundo Otávio, a divergência se dá pelo fato de todo técnico ter a sua singularidade. “Cada desenvolvedor é único, pois possuem capacitações diferentes, uns sabem tecnologia X e Y, outros sabem Y e A, e assim por diante. Entretanto, esse ‘pacote’ de habilidades precisa bater com o que as empresas ofertam, mas muitos não necessariamente atingem as expectativas”, pontua Rossoni. 

Da mesma forma, o futuro analista de desenvolvimento de sistemas comenta sobre o leque de possibilidades e seus desejos para o futuro. “Ela vai além do que a maioria pensa. O objetivo da TI se baseia na resolução de problemas de forma mais inteligente, automática e independente, onde computadores, linguagens de máquina e algoritmos são apenas ferramentas para tal.  Para mim, esse é o futuro que almejo”, finaliza.

Empenho em ser destaque 


Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Casca, o professor Me. Jaqson Dalbosco, também pontua sobre o mercado de trabalho para os estudantes da graduação e futuros profissionais.

“A oferta de vagas na região está alta, acompanhando uma tendência nacional e mundial, onde há grande demanda por profissionais qualificados para atuar em soluções para os mais diversos setores. O aluno que ingressa no curso e se empenha terá oportunidades de inserção muito rápido”, salienta o docente. 

Assim como os casquenses, outros acadêmicos da Instituição também se destacaram durante a trajetória. “Já houve vários alunos que ingressaram no mercado estando ainda no primeiro semestre do curso de ADS. O trabalho remoto também é um fator que intensificou a demanda, visto que empresas nacionais e estrangeiras estão contratando estudantes e profissionais para atuar em projetos, o que refletiu, ainda, em maior valorização e aumento da média salarial”, complementa Dalbosco. 

Vestibular de Verão UPF


Você ainda pode ingressar na UPF neste Vestibular de Verão. O processo seletivo para 2023/1 segue aberto. Com opções de cursos presenciais e na modalidade híbrida, os estudantes podem escolher duas formas para ingressar na Instituição: prova on-line ou nota da redação do Enem. Além disso, os futuros acadêmicos também podem optar por um dos campi, localizados em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Saiba mais sobre o Vestibular de Verão clicando AQUI.  Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.