Geral

Feitech 2023: inovação e conhecimento para fomentar o desenvolvimento regional

30/08/2023

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti / Caroline Simor

Feira regional de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo promoveu uma palestra nesta terça-feira, 29. Reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, será a Patrona do evento

De 14 a 16 de setembro, Passo Fundo e região se movimentam para a realização da Feitech: Feira regional de Inovação, Negócios e Conteúdo. Com o tema “Inovação é construir um novo futuro”, o evento tem como objetivo ser um espaço de troca e de proposição para o desenvolvimento sustentável. Além de ser apoiadora da iniciativa, a UPF também terá uma participação especial na Feira, uma vez que reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, será a Patrona desta edição. Nesta terça-feira, 29, a coordenação da Feira realizou uma prévia das ações em setembro com o Feitech Pocket.

Evandro Silva, coordenador da Feitech, destacou que a feira busca ser um espaço para expositores e geração de conteúdo e, por isso, é fundamental o apoio de uma instituição como a UPF. “Em uma feira como essa, com tantas parecidas no Estado, é necessário ter um diferencial. E nós temos: somos uma feira que abre espaço de maneira gratuita para os interessados em aprender e inovar. E conseguimos fazer isso graças ao apoio das empresas parceiras, entre elas a UPF. Instituições que acreditam no mesmo projeto que temos, e deixamos de ter preço, para termos valor. É muito mais do que uma feira, é uma forma de atuar dentro de um ecossistema de inovação”, observou.

Para a reitora, a consolidação de espaços de troca e partilha de conhecimento em nível regional fortalece o trabalho de todos os envolvidos. Em sua fala, agradeceu o convite para ser a Patrona da Feira e destacou que a Universidade está inserida em todos os ambientes onde o conhecimento atua diretamente ao desenvolvimento. “Estamos constituindo a alma da nossa cidade e região, e a inovação é parte disso. Precisamos nos reconhecer como região, com nossa história, nossas empresas, um conjunto de elementos diversos que ficam presentes em iniciativas como esta. Assim, vamos nos constituindo como um grande ecossistema de inovação, tecnologia, fortalecimento da ciência e desenvolvimento social e humano para todos”, frisou.

O palestrante foi Rafael Bechelin, presidente do Instituto de Cidades Inteligentes, diretor da Federasul, coordenador da Divisão Smart Cities da Federasul. Em sua fala, ele abordou o papel da gestão pública para a criação de cidades mais inovadoras, sustentáveis e inclusivas. “Precisamos desmistificar o conceito de cidades inteligentes e minha abordagem é justamente no sentido de trabalhar a ideia de que a cidade inteligente é aquela que inova e melhora a vida das pessoas. O que precisamos fazer para a cidade ser inteligente? Primeiro, entender o que cada cidade tem: projetos, cultura, pessoas, motivações e mudarmos a forma de pensar cada realidade”, observou, pontuando que temas como educação, infraestrutura, espaços urbanos, mobilidade, inclusão e sustentabilidade são eixos fundamentais.

A Feitech é promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa).