Integrado

Estudantes do Integrado visitam o Aljog/UPF

04/05/2023

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No último dia 28 de abril, os estudantes do 8° e 9º anos do Centro de Ensino Médio Integrado UPF tiveram uma experiência cultural única ao visitarem o Acervo Literário Josué Guimarães da UPF (ALJOG/UPF). O acervo, localizado na Biblioteca Central, possui mais de oito mil itens, dentre eles estão livros, fotografias, manuscritos e objetos pessoais do renomado escritor gaúcho Josué Guimarães. Acompanhados pela professora Michele Palaoro, os estudantes foram apresentados ao acervo pelo doutorando Israel Portela de Farias, bolsista do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). 

Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto o trabalho de pesquisa em acervo literário, além de conhecer os manuscritos e as anotações do autor referentes a obra que estão estudando, "Enquanto a noite não chega", aprofundando seus conhecimentos sobre a obra que faz parte das leituras recomendadas para o vestibular da UPF.

Para a aluna Maria Eduarda P. Silva, de 14 anos, a visita ao ALJOG foi uma experiência incrível. "Gostei bastante de como o acervo veio para Passo Fundo, também gostei de ver as anotações no ‘livrão’ de Josué e como ele as fazia. Me chamou a atenção as suas ideias, ele pensava e já anotava, para não se esquecer", afirmou.

Já a professora Michele destacou a importância da visita para o processo de aprendizado dos alunos. "É uma riqueza poder ter ao nosso alcance um acervo tão completo de um autor tão versátil. Josué foi jornalista, escritor, ilustrador, e sinto que, se pudermos partilhar com os nossos estudantes um pouco de tudo que ele fez, a experiência se torna única. Foram contos e um romance lidos por eles e gostaria que soubessem ainda mais". A visita ao ALJOG faz parte do projeto pedagógico do Integrado UPF, que busca estimular o interesse pela literatura e pela cultura regional.