Ensino

Estudantes do curso de Engenharia Civil e do PPGEng participam de competição mundial de Otimização de Estruturas

06/12/2021

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Uma equipe de estudantes do curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPGEng) da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam da 10ª edição da Bright Optimizer, uma competição mundial de otimização estrutural. A competição, de caráter anual, tem como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo de otimização para a obtenção de estruturas de menor peso. O desafio da presente edição consiste na otimização de uma treliça tridimensional de aço composta por 345 barras e 105 nós. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro.

As treliças consistem em modelos estruturais de grande eficiência para vencer grandes vãos ou suportar cargas elevadas. O problema proposto, de terminação do perfil mais leve para cada barra, é de grande complexidade computacional, mesmo para métodos de otimização avançados. 

A equipe da UPF é composta pelo mestrando Fernando Luiz Tres Junior, pelos graduandos Mateus Peruzzo Pauletto, Julia Gabriela Milani Cortina e Laura Savoldi Galera, e pelo professor Dr. Moacir Kripka. A equipe concorre com uma versão modificada do método metaheurístico Harmony Search, desenvolvida inicialmente para a última edição da competição, que ocorreu em 2019 com 37 equipes dos mais diversos países.  

Otimização estrutural
A otimização consiste num conjunto de técnicas que visam a obtenção da melhor solução para um determinado problema, e pode ser aplicada aos mais diversos campos além de estruturas, tais como a logística e a produção. Esse tema será abordado em nova edição do curso de extensão Otimização de Estruturas, ministrado pelo professor Moacir, no início de 2022.