Ensino

Engenharia Civil apresenta XII Mostra de TCC

05/12/2022

15:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Preparar profissionais para o mercado de trabalho, para que atuem como agentes de transformação é uma das missões da Universidade de Passo Fundo (UPF). Todos os anos, dezenas de novos engenheiros são formados por meio do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do curso de Engenharia Civil. Na última sexta-feira, 2 de dezembro, ocorreu a XII Mostra de TCC, um momento importante que marca o encerramento da graduação.

De acordo com o coordenador da Mostra, professor Me. Eduardo Madeira Brum, a atividade contou com a apresentação de 24 trabalhos expostos no prédio do Centro Tecnológico da Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec). Os trabalhos de conclusão de curso são desenvolvidos ao longo do semestre e finalizado na Mostra, que conta com a presença dos pais e amigos dos acadêmicos que vem prestigiar esse que é praticamente o último momento de muitos com a gente na Engenharia Civil e na Universidade”, destaca.

Gabriela Bergozza Menin e
o professor Eduardo Brum

A acadêmica Gabriela Bergozza Menin apresentou o trabalho “Comparativo entre o sistema de laje maciça e nervurada em edificação multifamiliar R8-B”.  “Avaliei a quantidade de materiais, custo, tempo que cada obra levou. Elas têm a mesma metragem, só muda o sistema de lajes. Também consegui fazer o teste de acústica que geralmente dá bastante diferença”, comentou. 

Já a acadêmica Fernanda Zanette Pereira conta que o desenvolvimento do trabalho exigiu bastante dedicação, já que envolveu a análise de dados de 65 edifícios. “Meu trabalho é um comparativo do  consumo real de água em edifícios residenciais com a previsão de consumos calculados pelas concessionárias e pela bibliografia. Já trabalho na área e pretendo continuar a trabalhar com projetos depois de formada, fazendo mais para frente um mestrado e uma pós”, comentou.

Os trabalhos apresentados foram divididos nas seis áreas temáticas do curso: Estruturas; Geotecnia; Hidráulica e saneamento; Gerenciamento; Materiais de construção e construção civil; e Infraestrutura de transportes. Após apresentação à banca examinadora, os acadêmicos realizam ajustes indicados pelos professores e realizam a entrega, finalizando o trabalho de conclusão de curso.