Elementos químicos no cotidiano pautam a Mostra de Conhecimento do Integrado
17/09/2019
14:31
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Como forma de inserir o estudante nos temas da atualidade e permitir que eles desenvolvam, ainda no Ensino Médio, habilidades para a ciência e a pesquisa, o Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (Integrado UPF) promove a Mostra do Conhecimento Integrado. O tema escolhido, “Os elementos químicos no cotidiano – função e aplicabilidade”, motivou os estudantes e movimentou a manhã desta terça-feira (17).
Para a orientadora educacional Giselda Resende de Souza, a atividade é fundamental para os estudantes, uma vez que provoca neles a curiosidade e também os incentiva a buscar o conhecimento. “Nossa ideia é sempre acompanhar o tema anual da ONU, que, neste ano, trabalha o meio ambiente. Para facilitar a pesquisa, ampliamos o tema e colocamos os elementos químicos no dia a dia. Percebemos que eles se envolvem, pesquisam e se esforçam. Como serão avaliados por uma banca, terão também que desenvolver a oratória, o vocabulário e as metodologias exigidas. É uma atividade completa que auxilia na formação dos estudantes”, destacou.
Entre os trabalhos apresentados, está o da Ana Clara Bergamo, Catharine Hartmann, Eduardo Bernardon, Estela Candaten e Laura Pagnussat. A equipe optou por abordar “As práticas humanas que provocam a deterioração da camada de ozônio”. De acordo com a equipe, o objetivo foi demonstrar a importância da camada de ozônio para a humanidade, bem como as consequências das ações do homem e as possíveis soluções.
Segundo os estudantes, a escolha do assunto ocorreu em função de o tema estar em debate na atualidade. Para eles, ainda que muitos estragos tenham ocorrido, ainda há tempo de mudar, se houver a conscientização.
Notícias relacionadas