Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Reitora da UPF participou do Encontro Anual dos Coredes abordando a importância das universidades no contexto regional
A educação esteve em destaque durante o Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes-RS, promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). Parceira do Conselho e participante ativa das ações por todo o Estado, a UPF foi uma das convidadas para o painel que abordou a educação como ferramenta para o crescimento regional. A reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin representou a Instituição na atividade que ocorreu nesta quinta-feira, 23.
O evento, que contou com representantes de vários municípios, além do Governo do Estado, lideranças e da comunidade, foi realizado na UPF Soledade. Durante o painel “Universidades, COREDES e o Governo do RS no Desenvolvimento Regional”, a relação dos Conselhos com as instituições de ensino superior teve destaque.
Em sua fala, a reitora pontuou a importância de espaços de reflexão, mas, mais do que isso, de ações concretas que permitam mudanças. “Sabemos que não é fácil fazer toda essa articulação, todo esse trabalho diário, cotidiano, movimentando demandas, fazendo interlocução com o governo, desenvolvendo planos, às vezes recebendo poucos recursos para esses planos, mas eu queria destacar o quão importante é esse movimento que vocês fazem para o desenvolvimento regional, na esperança de que possamos avançar. Esse é um momento de avaliação, de reflexão e certamente vocês têm uma maturidade, uma organicidade que vai também sensibilizar mais lideranças para que esses projetos possam ser desenvolvidos”, frisou.
A reitora destacou ainda que o Estado precisa colocar a educação no lugar em que ela pertence, que é o centro de todas as discussões, com o apoio e suporte dos Coredes. Por fim, convocou a todos os participantes para que um encontro entre poder público e instituições comunitárias seja realizado, a fim de que a educação, da básica até o ensino superior, seja compreendida com a relevância que merece. “Fui convidada para falar sobre a educação e o desenvolvimento regional e que bom que temos outros colegas de universidades, como o Paulo Giolo da Uri, para estar junto e dividir essa fala. Nós vivemos realidades bastante singulares e que precisam ser dialogadas com toda a sociedade. Sem dúvida a educação é o carro chefe. A força motriz, ela é a condição para o desenvolvimento regional, para o desenvolvimento de um estado e para o desenvolvimento de um país”, destacou, fazendo ainda um agradecimento ao trabalho realizado pelos Coredes. “Faço aqui um registro de agradecimento ao Fórum dos Coredes, por nos ajudarem nesse debate, por participarem de audiências públicas, principalmente em torno da necessidade de nós termos mais recursos para a educação, acesso e permanência dos nossos estudantes nas universidades comunitárias”, complementou.
Com foco em debater o desenvolvimento regional, o encontro contou com representantes dos municípios, dos vereadores da região e do Governo do estado. O presidente do Fórum Estadual dos Coredes, Roberto Vizotto, destacou a importância das universidades comunitárias para a existência dos Conselhos. “Os Coredes não funcionariam se não fossem as universidades, principalmente as comunitárias. Por isso, é fundamental que estejamos sempre unidos. Trazer a academia para as nossas ações potencializa nosso trabalho e nos ajuda a qualificar ainda mais o desenvolvimento regional. Precisamos investir em educação para pensar no futuro, no mercado de trabalho, na sustentabilidade e no desenvolvimento do país”, ponderou.
O painel contou com a participação do Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão na Secretaria do Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, Herbert Klarmann, do diretor da UPF Soledade, Idioney Oliveira e do diretor geral da URI, Paulo Giolo.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas