Ensino

Diálogos do Conhecimento promovem debates desde a desinformação à política do estudante

30/09/2022

09:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

IX Semana do Conhecimento busca aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão em toda Universidade por meio de debates e apresentação de trabalhos

A troca de conhecimento entre diferentes áreas e a interdisciplinaridade são pontos que a IX Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) busca alcançar. Das várias atividades que ocorrem ao longo da Semana, os Diálogos do Conhecimento buscam propor discussões sobre temas específicos, levando a conversa a todas as pessoas da comunidade acadêmica.

Discussão sobre diversos assuntos

Na terça, dia 27, o diálogo “Política dos Estudantes: um documento para chamar de nosso”, proposto pelo Setor de Atenção ao Estudante (Saes), discutiu como a Universidade e os estudantes podem convergir para a criação de um espaço de aprendizagem qualificado e qual o papel de cada parte na busca por este espaço.

Na quarta-feira, 28 de setembro, o “Diálogos sobre fake news e pós-verdade” pôs na mesa a discussão sobre desinformação, com as professoras do curso de Jornalismo, Dra. Maria Joana Chiodelli Chaise e Me. Nadja Maria Hartmann. Ao longo da conversa, o tema trabalhou como a desinformação afeta todo o sistema de comunicação, com o foco nas redes sociais.

Ao longo da semana, foram trabalhados temas como o futuro da educação, o papel do intercâmbio na troca de aprendizado, diálogos interculturais, teoria e prática pedagógica, o aprendizado da linguagem na infância, entre outros temas.

Para a professora Maria Joana, a Semana do Conhecimento tem a chance de oportunizar esse aprendizado multidisciplinar e debater temas importantes em todos os âmbitos da sociedade. “É uma discussão extremamente necessária, que precisa extrapolar não só a comunidade acadêmica, mas com temas que precisam ser discutidos aqui dentro nas mais diversas áreas”, explica.

Semana do Conhecimento

A Semana do Conhecimento é um evento realizado anualmente na UPF e conta com a participação da comunidade acadêmica da Universidade, tendo como objetivo principal aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.

Além dos Diálogos do Conhecimento, também estão sendo oferecidas as Oficinas do Conhecimento, com atividades práticas envolvendo diversas áreas da universidade, além das apresentações de trabalho.