Notícias UPF

Cursos de Gestão do Agronegócio e de Logística promovem apresentação de pôsteres

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução/UPF

Os cursos superiores de tecnologia em Gestão do Agronegócio e em Logística da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, nos dias 27 e 28 de junho, a partir das 19h20min, no saguão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), uma apresentação de sessão de pôsteres. A atividade é resultado da disciplina “Projeto Integrador Multidisciplinar”, na qual os acadêmicos construíram um projeto integrando os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos com a proposição de aplicação prática em uma organização.

Na quinta-feira (27), ocorrem as apresentações do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Os temas dos estudos são: “A importância da renovação da frota de semirreboques para o transporte frigorífico de alimentos”, de Anderson Moccelin; “Por que as jovens mulheres de origem rural decidem por deixar ou permanecer no trabalho no campo”, de Carla Pagnoncelli; “Custos na fertirrigação com dejetos suínos”, de Eduardo Conterato Tres; “Viabilidade para a aquisição de uma ceifa para silagem como alternativa de geração de renda”, de Fábio Pagnussat; “Análise da viabilidade da produção de tomates em estufas”, de Jonatan Rodrigues Faustte; “Viabilidade financeira na implantação de estufas de morangos semi-hidropônicos em uma pequena propriedade”, de Kátia Rocha; “Análise da viabilidade da implantação e a comercialização do mel de abelha sem ferrão”, de Larissa Wollmann; “Custos e viabilidade de um sistema de irrigação por aspersão em malha de pastagem”, de Lucas Fornari; “Análise de viabilidade econômica e financeira para implantação de uma unidade armazenadora de grãos em uma propriedade de 1600ha”, de Matheus Machado; e “Comparação de investimento entre implantação de estufa orgânica ou granja de aves”, de William Gasparin Pressi.

Já na sexta-feira (28), são os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Logística que apresentarão seus pôsteres. As temáticas são: “Estudo de roteirização e agendamento de entregas urbanas”, de Eder Fontana Sutil; “Logística e distribuição: um estudo realizado em postos de combustíveis na cidade de Carazinho/RS”, de Gelson Locatelli; “O retardo nas entregas da ID Agenciamento de Cargas”, de Hillary Raíra Vieira, “Gestão de estoque em oficina mecânica”, de Jane Negri Sanches, “Programação de produção”, de Jasson dos Santos; “Processo de retorno da sazonalidade de uma empresa de confecção”, de Silvia Flores da Silva; e “A influência do mercado de fretes no resultado financeiro do produtor”, de Vítor Augusto Patias Boff.

Segundo a professora que ministra a disciplina, Dra. Denise Carvalho Tatim, as propostas foram aplicadas por meio de pesquisa de campo e resultaram em um artigo científico com a comunicação dos resultados. Os trabalhos serão avaliados e aqueles que se destacarem receberão uma premiação. Além disso, os resultados e as propostas dos estudos serão entregues às empresas pesquisadas.