Ensino

Curso de Medicina da UPF promove o IV Intramed Passo Fundo 2017

29/05/2017

10:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Entre os dias 18 e 21 de maio, ocorreu a IV edição do Intramed Passo Fundo, competição interséries entre as turmas do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e de outras instituições de ensino superior, como a Faculdade Meridional (Imed) e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O evento esportivo envolveu mais de 400 acadêmicos, médicos residentes e professores. 

A proposta nasceu em 2014, com uma parceria formada pela Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (Atlética Medicina UPF) e a turma 2017/2 do curso de Medicina da UPF, com o intuito de promover saúde, integração entre as turmas, além de proporcionar um momento de descontração e lazer para aliviar a densa rotina de estudos exigida pela graduação. Desde então, o evento é realizado anualmente pela Atlética em parceria com uma das turmas do 3º ano da unidade acadêmica da UPF. A partir do ano passado, começou a contar também com a participação das turmas das Faculdades de Medicina da Imed e da UFFS, unindo todos os futuros médicos da cidade. Em 2017, em sua quarta edição, o Intramed foi aguardado pelos alunos e docentes, que formam suas equipes, realizam treinamentos, montam os times, torcida organizada, além do tradicional e competitivo desfile do rei e da rainha das equipes.

Nessa edição, a Atlética e a turma ATM 2020/2 organizaram o evento, que contou com 26 modalidades esportivas, incluindo desde os jogos de carta e de xadrez até o atletismo, natação, judô, esportes coletivos e individuais. As partidas foram disputadas em diversos locais da cidade: Colégio Notre Dame, UPF, Sest/Senat, Win - Natação e Treinamento Funcional e AABB. Além do esporte, a competição contou também com duas provas solidárias: arrecadação de roupas e doação de sangue, o qual foi obtido um total de 3141 peças que serão destinadas a várias entidades carentes e, aproximadamente 100 bolsas de sangue para o Hemocentro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Alguns depoimentos dos envolvidos no Intramed revelam a importância da atividade. Eduardo Scharnovski, representante da ATM organizadora desse Intramed, turma que tem a equipe chamada de “QCB”, relata: “É uma grande e desafiadora experiência participar da organização de um evento desse porte! Nós, como turma, podemos vivenciar na prática os aspectos organizacionais e de gestão com os quais temos pouco contato na formação médica”, disse. Já para Gabriel Scortegagna, tesoureiro da Atlética Medicina UPF, poder contar com a ajuda das turmas na organização do Intramed foi gratificante. “Além da fundamental importância para o desenvolvimento desse evento, conseguimos mostrar um pouco do dia a dia, do que é fazer parte da Atlética e como funciona a organização de eventos”, comentou.

A professora da UPF Daniela Bertol Graeff, que fez parte da comissão organizadora e também competiu pela primeira vez como convidada pela equipe Acalásia, comenta que é muito emocionante ver a motivação e a integração dos alunos e dos professores de diversas instituições de ensino por meio do esporte. Por fim, na visão de Gustavo Hirt, coordenador esportivo da Associação Atlética das Escolas Médicas do Sul (AAEMS), a qual envolve todas as Atléticas de Medicina do RS e de SC, depois de quatro dias de jogos, o resultado foi o seguinte: alguns hematomas, várias histórias para contar, algumas medalhas e, sobretudo, energias renovadas para o fim do semestre. “O Intramed tem grande valia na formação e na saúde, tanto física quanto mental dos estudantes de Medicina, pois além de incentivar o esporte universitário e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, é um momento de quebra na rotina que os estudantes enfrentam diariamente, servindo como válvula de escape do estresse e da pressão inerentes do curso e constituindo-se como um momento de renovação de forças, para que possam voltar aos estudos mais descansados, motivados e com maior disposição”, finalizou.