Ensino

Curso de Letras recebe assistente de ensino dos Estados Unidos

06/04/2022

11:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo / Divulgação

Natural de Buffalo, Ana Lyons desenvolverá atividades nas disciplinas de inglês do curso, além de participar de atividades de extensão

Adquirir conhecimentos de outras culturas também faz parte do processo de aprendizado, enriquecendo ainda mais o profissional em sua jornada. Para auxiliar nessa etapa, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Assessoria Internacional, incentiva os estudantes a realizarem intercâmbios, e, também, convida acadêmicos estrangeiros a conhecerem a Instituição.

O Programa Fulbright ETA (English Teaching Assistant), coordenado pelo governo dos Estados Unidos, é um dos facilitadores dessa interação. É por meio dele que a professora Ana Lyons, natural de Buffalo, Nova York, realizará o seu intercâmbio cultural e científico pelos próximos nove meses. Semelhante a um estágio de docência, ela atuará nas disciplinas de inglês do curso de Letras sob orientação dos docentes da Instituição. Além disso, também participará das atividades de extensão, integrando-se ainda mais a comunidade. 

A diversidade de culturas sempre fez parte da vida de Ana. Filha de mãe panamense e pai estadunidense, ela cresceu ouvindo e falando inglês e espanhol, o que resultou em uma paixão imensa pelos idiomas. Curiosa pela cultura brasileira, ela decidiu que o português seria sua terceira língua. Para isso, ela morou no Rio de Janeiro, onde aprendeu na prática. Agora, cursando o mestrado em English for Speakers of Other Languages, ou seja, para ensinar inglês para quem não tem idioma como língua materna, ela decidiu retornar ao Brasil e, além de aprender, ensinar. 

Da mesma forma, a norte-americana atuará como embaixadora cultural, promovendo atividades interculturais, além de desenvolver seus próprios projetos paralelos em áreas de seu interesse. Ana está ansiosa para começar. “Eu nunca ensinei inglês, então vai ser uma experiência muito interessante. Estou animada para ensinar! A língua portuguesa é uma das mais bonitas e eu nem acredito que estou aqui de novo. É um sonho!”, conta. 

Internacionalização 

Ana e profa. Luciane

A participação da UPF no programa é coordenada pela professora Dra. Luciane Sturm, e foi aprovada em 2019 pela Comissão Fulbright. Desde então o curso de Letras  já recebeu dois professores em 2020, e faz parte da proposta de internacionalização da Universidade, contando com apoio da Assessoria Internacional da UPF.

De acordo com a profa. Luciane, a vinda de um ETA é uma oportunidade muito significativa para os estudantes, possibilitando o contato com um falante nativo, além de apresentar mais sobre os aspectos culturais do país, promovendo a cultura e a língua portuguesa. “Pretendemos realizar atividades interculturais que motivem o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos de ambos os idiomas”, aponta.