Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Com inscrições abertas até 23 de setembro, o curso Meios Adequados de Solução de Conflitos e Constelação Familiar é uma promoção do Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (Mediajur) da Universidade de Passo Fundo (UPF). A programação ocorre entre os dias 3 de outubro e 28 de novembro. Inscreva-se aqui.
Os encontros serão oferecidos na modalidade remota, com aulas síncronas, ao vivo e on-line, pela plataforma Google Meet, mediante liberação de link de acesso para os alunos matriculados. As atividades ocorrerão quinzenalmente, aos sábados pela manhã e tarde, das 9h às 18h.
Para a coordenadora do curso, professora Me. Linara da Silva, diante dos níveis de complexidade que apresenta a sociedade contemporânea, conflitos de todas as ordens aumentam e agravam-se a todo instante, requerendo soluções satisfatórias capazes de regular esses comportamentos que provocam a instabilidade, a fragilidade a disfuncionalidade das relações sociais.
Segundo ela, a consolidação de sistemas contemporâneos de tratamento de conflitos está ganhando mais reconhecimento e legitimidade, seja pelas recomendações da ONU, pelas novas exigência do MEC e pelo posicionamento dos próprios Órgãos jurídicos e socioassistenciais.
Mudança social
Para a professora, esses órgãos incentivam, cada vez mais, a formação técnica, prática e o desenvolvimento de habilidades para o atendimento de questões interpessoais e relacionais a partir de abordagens interdisciplinares como, por exemplo, a negociação, a conciliação, a mediação, a arbitragem, a Comunicação Não-Violenta, a Justiça Restaurativa, as Constelações Familiares e a postura sistêmica, sejam no âmbito preventivo, administrativo, adversarial, judicial, autônomo ou terapêutico.
E é a partir desse contexto que o curso de Extensão pretende colaborar no processo de transformação dos sistemas clássicos de justiça, educação, desenvolvimento comportamental e social, instituindo outro paradigma no tratamento de conflitos a partir da intervenção de diferentes áreas do conhecimento e de um olhar sistêmico.
A formação contará com duas fases distintas. A primeira, com a integração de uma abordagem teórica e dinâmicas vivenciais (etapa obrigatória), contará com carga horária de 40 (quarenta) horas de duração, por meio de aulas remotas. A segunda fase, com viés prático e experiencial e carga horária de 20 (vinte) horas, trata-se de etapa facultativa e, poderá ser realizada dentro do período de 1 (um) ano após a conclusão da primeira fase, cujo procedimento será o acompanhamento de casos reais junto ao Programa de Extensão MEDIAJUR/UPF - Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa, sob a coordenação dos professores responsáveis e mediante a observância das determinações dos Órgãos Governamentais e Institucionais em relação ao contexto pandêmico.