Fundação UPF

Comunidade acadêmica participa de trilha ecológica promovida pela FUPF

07/07/2022

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Como forma de incentivar o cuidado com o meio ambiente, a FUPF, por meio da Divisão de Gestão de Pessoas, organizou uma rota de atividades ligadas a natureza

O meio ambiente vem sofrendo grandes impactos nos últimos anos: Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o número de queimadas aumentou 17% no primeiro semestre de 2022; o nível de desmatamento cresceu 66% em relação ao ano anterior. Para incentivar boas práticas e conscientizar a comunidade acadêmica, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), convidou professores, funcionários e estagiários para participarem de uma trilha ecológica na quarta-feira, 06 de julho.

Sob orientação da professora Dra. Noeli Zanella, coordenadora do projeto de extensão “Trilhas Ecológicas: Conservação, Saúde e Educação Socioambiental”, os participantes conheceram a biodiversidade do campus, plantas nativas e exóticas, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e lagos, além de serem apresentados aos registros das 16 espécies de animais que transitam pelo Campus I da UPF. 

Durante o passeio, os convidados também puderam participar de atividades de aventura como o slackline, sob supervisão do professor de Educação Física Me. Raphael Loureiro,  e de um momento de relaxamento, guiado pela professora  dos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas e Fisioterapia Dra. Ana Cristina Giacomini. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. 

Em prol do meio ambiente


Além da trilha, outras ações são parte do esforço realizado pela Universidade em prol do meio ambiente. Conheça algumas delas:

  • “Ish Lixo… o que eu faço agora?” - Aborda a importância da separação dos resíduos gerados na Instituição. O livreto está disponível na Intranet > VRAdm > Setor de Saneamento Ambiental.
     
  • Green Office - Traz a questão das mudanças climáticas e da sustentabilidade para perto da Universidade, empoderando os estudantes para liderar projetos voltados à sustentabilidade na instituição. Além disso, produz conteúdos para ensinar sobre o assunto. Os materiais estão disponíveis no link
     
  • Reserva Particular do Patrimônio Natural - Nasceu da consciência e do compromisso da FUPF em somar esforços com o poder público e com a sociedade para ampliação de áreas naturais protegidas. A conservação da natureza é hoje a principal estratégia para a preservação da biodiversidade e para garantir os serviços ambientais fundamentais à qualidade de vida.
     
  • APP e LR - A área destinada à RPPN compreende, em sua maior parte, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal (RL), bem como o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), protegendo a vegetação natural ao longo do Arroio Miranda e seus afluentes.