Geral

Campanha Setembro Amarelo reforça movimento em prol da vida

15/09/2023

10:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Funcionários da UPF participaram, nessa quinta-feira (14), do Dia D, que contou com uma atividade de resgate a memórias afetivas

Com o objetivo de incentivar, cada vez mais, o acolhimento entre os funcionários da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Divisão de Gestão de Pessoas, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Liga de Psicologia Social e da Saúde (LAPPS) promoveram a ação “A vida e seus sentidos”, alusiva ao Setembro Amarelo, mês destinado à valorização da vida. A atividade, realizada na quinta-feira (14), marcou o Dia D da Campanha Encorajar e proporcionou momentos de resgate a memórias afetivas.

Na ocasião, os colaboradores da Instituição, dos mais diversos setores, foram convidados a escolher uma borboleta feita de origami, escrever nela palavras e frases de afeto e trocar com os colegas. O objeto foi escolhido pois simboliza o processo de metamorfose das borboletas, as quais enfrentam várias etapas até o seu amadurecimento, assim como ocorre na vida das pessoas.

Setembro Amarelo na UPF
Neste mês, a Campanha Encorajar tem como tema “Um movimento em prol da vida”. Pensando nisso, muitas ações são promovidas para a comunidade. Confira a programação:

- Exposição Cuidado em Movimento: materializa as cores presentes nas Mandalas Itinerantes que, durante os meses de maio e junho do ano de 2023, estiveram presentes em diversos espaços da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). A ação foi idealizada pelo projeto de extensão Arteterapia, Cuidado e Saúde Emocional, vinculado ao curso de Artes Visuais e à Pós-Graduação em Arteterapia, do Instituto de Humanidades, Ciências e Educação e Criatividade. 
Data: Disponível para visitação até o dia 27/09.
Local: Hall do prédio J1.
 
- Exposição Setembro Amarelo, um movimento em prol da vida: um convite para olhar para a vida e seus sentidos. A exposição foi organizada através da parceria entre a Campanha Encorajar, o Muzar e a Liga de Psicologia Social e da Saúde (LAPSS).
Data: Disponível para visitação até o dia 27/09.
Local: Hall do auditório da Biblioteca Central.

- Esculpindo um momento de autorreflexão: a oficina de produção de sabonetes em barra oferece mais do que um espaço para explorar as habilidades manuais dos participantes. É também uma oportunidade de acalmar a mente através da experiência da criação, pois moldar os ingredientes, escolher fragrâncias relaxantes e sentir a textura suave nas mãos pode ser uma vivência terapêutica.   
Data: 15/09, das 13h30min às 17h30min
Local: Prédio I6, Laboratório de Farmacotécnica - Curso de Farmácia