Geral

Atlética da Medicina é destaque no Intermed Sul 2018

28/05/2018

11:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF), da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), conquistou títulos durante o Intermed Sul 2018, evento esportivo que reúne faculdades de Medicina do sul do país. Neste ano, ele foi realizado de 28 de abril à 1º de maio, em Santa Cruz (RS), onde a AAAGPF foi tricampeã no vôlei masculino, bicampeã no futebol 7 masculino e campeã no vôlei feminino. Além disso, a Atlética obteve o 1º lugar entre as escolas privadas e o 4º lugar geral.

O Intermed Sul é um evento que, desde 1995, envolve as faculdades de Medicina do sul do Brasil. Inicialmente contava, também, com a participação de São Paulo e Paraná, mas, nos últimos 4 anos, apenas faculdades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul fazem parte. Ele contempla desde modalidades olímpicas, como natação, atletismo e esportes de quadra e campo (futsal, handebol, basquete, vôlei e futebol 7), até esportes chamados “sedentários”, como xadrez, poker, pebolim, entre outros.

O crescimento do Intermed Sul aumentou nos últimos anos, profissionalizando e incentivando cada vez mais o esporte entre os acadêmicos de Medicina. A UPF, através de sua Atlética, participou de todas as edições, sendo hoje uma das escolas estatutárias da Associação de Escolas Médicas do Sul (AEMS), tendo direito de voto dentro das congregações que acontecem semestralmente para discutir o Intermed e decidir o futuro das próximas edições.

Desde a implantação do projeto esportivo AAAGPF, em 2014, a UPF obteve bons resultados dentro da competição:
- Intermed 2018 - 4º lugar geral (194 pontos) e 1º lugar entre as particulares;
- Intermed 2017 - 5º lugar geral (169 pontos) e 1º lugar entre as particulares;
- Intermed 2016 - 6º lugar geral (141 pontos) e 2º lugar entre as particulares;
- Intermed 2015 - 10º lugar geral (38 pontos) e 4º lugar entre as particulares.

Segundo o acadêmico integrante da AAAGPF, Francisco Neto, tal crescimento se deve ao comprometimento dos atletas nos treinos semanais que são proporcionados pela Atlética, ao esforço de seus membros em dar continuidade e aprimorar o projeto esportivo, e ao apoio que a direção da Faculdade de Medicina promove, ajudando na liberação de atletas que estão no Internato Médico, indispensáveis para as competições. “Com base nesses resultados, os objetivos da Atlética se voltam ainda mais para o investimento maciço no treinamento dos participantes, para assim obter, quem sabe, o 1º lugar geral da competição", comenta.