Extensão

Arquivo Histórico Regional e Instituto Histórico participam da 7ª Semana Nacional de Arquivos

05/06/2023

15:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Arquivo Histórico Regional (AHR - PPGH/UPF) e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) participam da programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos. Promovida pelo Arquivo Nacional, como forma de celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, a iniciativa deste ano tem como tema Territórios de Vidas. Nesta edição, o AHR e o IHPF direcionaram suas atividades para projetos já consolidados, voltando a oferecer atividades presenciais. A Semana ocorre entre os dias 3 e 9 de junho e a programação completa dos eventos que acontecerão em todo país pode ser conferida no site do Arquivo Nacional.

Programação

Terça-feira, 6 de junho

Abertura da Exposição Virtual “Caminhos dos Arquivos – AHR”

A exposição virtual é promovida pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul com a colaboração de diversas instituições custodiadoras de acervos no estado, através do Projeto Caminhos dos Arquivos. Como forma de divulgação desses espaços de memória, a exposição tem como objetivo a difusão dos acervos documentais das instituições. Disponível AQUI.

Abertura da Exposição “UPF 55 anos: uma trajetória comunitária”

Horário: 16h

Local: Hall do Prédio J1, Campus I da UPF

No ensejo do Dia Internacional dos Arquivos (09/06) e em comemoração ao aniversário de 55 anos de criação da Universidade de Passo Fundo (06/06), o Arquivo Histórico Regional (PPGH/UPF) realiza a exposição “UPF 55 anos: uma trajetória comunitária”. Dividida em quatro eixos temáticos, ela será exibida em diferentes espaços da universidade e da cidade. A exposição contempla a trajetória da UPF, fruto do trabalho de membros da sociedade para a interiorização do ensino superior, e o seu desenvolvimento entrelaçado com a comunidade regional.

● Quarta-feira, 7 de junho

Visita guiada - Conhecendo o AHR: por entre arquivos e memórias

Horário: 14h

Público: Destinada aos funcionários da UPF, vagas limitadas. Informações ahr@upf.br

Local: Arquivo Histórico Regional, Prédio B4, Campus I UPF

A proposta da visita guiada é apresentar os conjuntos documentais de Passo Fundo e da região norte do Rio Grande do Sul, salvaguardados pelo AHR. Além disso, os visitantes irão conhecer como são realizados os procedimentos de preservação e organização desses acervos para que possam ser acessados pela comunidade.

Abertura da Exposição UPF 55 anos contribuindo com a comunidade

Horário: 15h

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo

As possibilidades de pesquisa em História no AHR | Projeto Lendo o Arquivo

Horário: 19h30min

Local: Arquivo Histórico Regional, Prédio B4, Campus I UPF

No ofício dos historiadores, arquivos são espaços privilegiados onde, na busca por registros preservados, os documentos se transformam em fontes para a construção do conhecimento histórico. Pensando nisso, a oficina, voltada ao público acadêmico, tem como proposta explorar as possibilidades de uso do acervo documental do AHR para o desenvolvimento de pesquisas em História.

Vagas limitadas, inscrições pelo email ahr@upf.br.