Universidade

A importância da formação continuada é tema de encontro na UPF

24/05/2023

15:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Representantes de mais de 15 municípios participaram do encontro que debateu temas atuais da educação e a busca por soluções para melhorar a qualidade do ensino

Realizadas desde 2016, as Salas Temáticas são uma importante ferramenta para a qualificação de professores e gestores da área da educação. Após uma pausa, o projeto está de volta e no primeiro encontro de 2023, colocou na pauta “A formação continuada como núcleo fundante de pedagogias da cidade”. Representantes de mais de 15 municípios participaram do encontro que ocorreu no Instituto de Humanidades, Ciência, Educação e Criatividade (IHCEC).

A Sala Temática tem, entre os seus objetivos, aproximar a Universidade das experiências e vivências no dia a dia da educação dos municípios. Seguindo o professor Dr. Márcio Tascheto, um dos idealizadores do projeto, a ideia é retomar alguns movimentos que foram pausados, muito em função da pandemia, e realizar encontros ao longo do ano para fomentar o debate e provocar ações concretas em toda a região. 

Além disso, segundo Tascheto, os encontros também abordarão questões sobre as cidades educadoras, uma vez que as Salas Temáticas estão vinculadas às ações da Cátedra Unesco, rede que conta com a Universidade entre as suas fundadoras. “A nossa ideia é retomar movimentos que a Universidade fez como a Salas Temáticas e o projeto UniverCidade, que fomentou o conceito de cidades educadoras para a região. Temos o desejo de trabalhar e construir um espaço de formação e articulação entre a Universidade e os territórios, tanto as cidades que estão nas cidades educadoras, quanto as que não estão”, destacou.

Outros encontros irão ocorrer ao longo do ano, mobilizado sempre por uma das cidades. “Neste, Soledade apresentou o tema, especificamente a formação a partir das experiências na cidade. Buscamos aproximar a Universidade e as experiências de gestão dos municípios, tendo como pano de fundo sempre a educação”, explicou Tascheto, ressaltando que a formação continuada permanente é um trabalho histórico que a UPF realiza junto aos municípios.

Presente no evento, o diretor do IHCEC, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, explicou as mudanças recentes da Universidade e falou sobre o Instituto e o seu funcionamento. Em sua fala, destacou que a educação é um dos grandes focos da Unidade e que docentes de todas as regiões têm, no espaço, oportunidades de formação e qualificação. A atividade também contou com a participação das professoras Dra. Adriana Bragagnolo e Daniela dos Santos, que integram os projetos.