Ensino

40º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química acontece em outubro

09/09/2021

15:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF, UFFS e PUCRS são organizadoras do evento que visa a partilha de saberes e experiências a respeito da docência na área de Química

Os cursos e a área de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF), conjuntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuam na organização do 40º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ). O evento, que será realizado de 25 a 29 de outubro, de forma on-line, objetiva promover a partilha de saberes e experiências a respeito da docência na área, problematizando temas relativos as demandas sociais, oficiais e tecnológicas da contemporaneidade brasileira.

Programação do evento ocorre de 25 a 29/10

O EDEQ é considerado um dos eventos mais importantes na área de Educação Química/Ciências. Nessa nova edição, conta com uma programação que será transmitida pelo Youtube e pelo Google Meet, contemplando diversas atividades, como minicursos, rodas de conversa e mesas redondas.

A cerimônia de abertura ocorre no dia 25/10, às 18h. Logo em seguida, a partir das 19h, no canal da Rede de Educação Química (REDEQ), haverá a conferência “Problematização da formação de professores de Química diante das demandas sociais, oficiais e tecnológicas na contemporaneidade brasileira”, com o professor Dr. Otávio Aloísio Maldaner (Unijuí).

Todas as ações programadas podem ser conferidas AQUI.

Inscrições e submissão de trabalhos
Estudantes do 3° ano do Ensino Médio, professores da educação básica e acadêmicos de graduação, alunos de pós-graduação, professores universitários e demais profissionais interessados em participar do Encontro podem se inscrever até o dia 15 de outubro, neste link. As inscrições para os alunos do Ensino Médio, que terão uma programação especial, são gratuitas. 

Também é permitida a submissão de trabalhos em diferentes áreas temáticas no 40º EDEQ. Para isso, o autor principal (primeiro autor) deverá realizar a inscrição e pagar o valor correspondente a sua categoria. Não será aceito trabalho sem inscrição no evento do autor principal.

O prazo para submissão é até 28 de setembro. Saiba mais AQUI.

Informações
O Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ) teve início no ano de 1980 no Brasil. Em sua 1ª edição, recebeu o apoio da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), sendo realizado em dezembro daquele ano, no Instituto de Química da PUCRS. Apesar de ser um evento local, pois as suas 39 edições ocorreram no Rio Grande do Sul, em diferentes instituições de ensino do estado, o EDEQ conta com a participação da comunidade da Educação Química de todo o país, com o objetivo de planejar, avaliar e desenvolver ações durante o encontro para promover trocas de saberes, experiências e conhecimentos.

Acesse o site do EDEQ no link.