Arte ao alcance de todos

Em 2015, o MAVRS é contemplado através do Edital de Seleção Pública - Prêmio de Modernização de Museus/2012: Microprojetos/IBRAM/MinC, e lança o projeto “Arte ao Alcance de Todos” com a finalidade de divulgar e democratizar o acervo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). A realização do projeto foi concretizado através da verba do edital do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Além da criação de materiais de divulgação “Minha Cidade Tem Museu”, também foram criados papéis de bandejas, folders do Museu, adesivos, entre outros. O Projeto fazia parte do plano de trabalho da equipe do Museu, para a instrumentalização dos educadores na área de artes. Foram desenvolvidos materiais educativos compostos por duas propostas distintas: a primeira para ser distribuída aos professores, foi uma pasta de papel com caderno de atividade e lâminas enfocando a poética do trabalho de Ruth Schneider. A segunda proposta compreendeu a elaboração de sacolas didáticas disponibilizadas para empréstimo, contendo materiais ilustrativos e lâminas explicativas das linguagens artísticas como a escultura, gravura, pintura e desenho. 

Os materiais das sacolas didáticas foram desenvolvidos pela equipe do Museu, com apoio de professores da Faculdade de Artes e Comunicação FAC/UPF e da artista convidada Maria Lucina Busato Bueno. Para solicitá-los, basta baixar o arquivo em PDF, preencher os campos em branco e vir até o setor administrativo do Museu.