Universidade

UPF: a Universidade que vence desafios em busca do crescimento contínuo

21/12/2016

09:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Ao longo de sua trajetória de 48 anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) firmou-se como a grande instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul, superando desafios e obstáculos. Este ano não foi diferente. Com o trabalho, a dedicação e o comprometimento de todos os atores que fazem parte da Instituição, a Universidade atravessou com bravura um ano marcado por um conturbado cenário econômico.   

No balanço final de 2016, a Universidade tem muito a comemorar. Seus pilares de orientação – pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica – se fortaleceram em diferentes contextos. Nesse cenário, tiveram destaque eventos, atividades, publicações, ações comunitárias, conquistas e reconhecimentos.

Como fatores inevitáveis em qualquer processo de crescimento, adversidades e contratempos existiram. Porém, a união de professores, funcionários e alunos levou a UPF a fortalecer-se e a preparar um 2017 muito mais promissor.

Confira a retrospectiva das conquistas que marcaram o ano de 2016.

Janeiro de 2016: OAB Recomenda

OAB recomenda o curso de Direito da UPF
A Faculdade de Direito recebeu o reconhecimento pela atuação de 60 anos de tradição e qualidade no ensino jurídico pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que concedeu o selo OAB Recomenda, colocando a UPF na destacada posição de estar entre as oito instituições a receber a distinção no estado, única da região Norte. O Selo de Qualidade é editado a cada três anos e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacaram em cada estado. No Brasil, apenas 10% dos cursos receberam a distinção, o que posiciona o curso de Direito da UPF entre os melhores do país.

Março de 2016: Atuação regional

Comitê Pró BR 153/285 entrega documento para a bancada gaúcha
Uma série de ações foram realizadas em prol da conclusão da obra da BR 153 – trecho entre Passo Fundo e Erechim – e da duplicação da BR 285 – trecho entre Passo Fundo e Carazinho. Um relatório destacando as iniciativas desenvolvidas – que vão desde os primeiros movimentos de prefeitos, até a ação pública que tem circulado nos municípios da região – foi entregue para a bancada gaúcha pelo reitor da UPF. A entrega do relatório se deu durante a Expodireto, na presença do governador José Ivo Sartori, do senador Lasier Martins e do presidente da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini.

Maio de 2016: PAE Pré-aprovado

Vestibular de Inverno UPF oferece Plano de Apoio Estudantil pré-aprovado
Com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior, a UPF passou a oferecer aos alunos ingressantes no Vestibular de Inverno o Plano de Apoio Estudantil (PAE) pré-aprovado. O benefício também foi concedido aos estudantes matriculados por ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no semestre 2016/2. O PAE UPF é um programa de crédito que garante aos matriculados das graduações da Instituição a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor das mensalidades. Com a pré-aprovação, o desconto já incidiu sobre a parcela da matrícula. O benefício também foi concedido aos ingressantes no Vestibular de Verão 2017.

Maio de 2016: Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

MAVRS, há 20 anos incentivando novas interpretações da realidade
Foi em 1996, a partir de um convênio - firmado entre a UPF e a Prefeitura Municipal, que se deu a criação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). O espaço, o único da tipologia no norte do estado, celebra 20 anos em 2016 e, mais do que preservar a história, democratiza o acesso à arte e à cultura, oportunizando a vivência, a aprendizagem e a apreciação das diversas linguagens artísticas, bem como seu conhecimento como patrimônio. O Museu foi inaugurado em 18 de maio de 1996, pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), e é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC). Além disso, é cadastrado junto ao Sistema Estadual e Nacional de Museus e se constitui como um espaço de pesquisa e estágio para os acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF.

Abril de 2016: Programa UniverCidade Educadora

Por uma UniverCidade Educadora
No ano de 2011, a UPF, por meio da Vice Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, constituiu o Fórum de Mobilidade Urbana e Educação, espaço de debate e ação sobre questões relativas à mobilidade urbana de Passo Fundo. Nele, profissionais, entidades e cidadãos se encontram e discutem a construção de subsídios para a formulação de políticas públicas e a promoção do direito humano à cidade, além do desenvolvimento de um conceito de cidade democrática, acessível, educadora e sustentável. A partir desse contexto, esse grupo começou a pensar no Programa UniverCidade Educadora: Circulando Cidadania. Ação conjunta para a promoção e a articulação de ações educativas com a comunidade relacionadas à mobilidade urbana, o Programa, ainda em construção, é fruto da articulação do trabalho feito na UPF, juntamente com a Frente Parlamentar Mista da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e com o Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Passo Fundo. Entidades parceiras, como Coleurb e Agenda 21, entre outras, também integram o grupo.

Junho de 2016: Inauguração do UPF Parque

A capacidade tecnológica instalada no UPF Parque é imensurável
A UPF e o Governo do estado inauguraram os módulos II e II do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). O Parque foi o primeiro a ser criado fora da região Metropolitana e a conclusão e a entrega da obra representaram um salto para a inovação tecnológica regional, com grande representatividade para o desenvolvimento econômico. Com projetos nas áreas de alimentos, informática, engenharia mecânica e médica, o UPF Parque é um espaço para o crescimento da Universidade, de Passo Fundo e de toda a região.

Julho de 2016: Internacionalização da pós-graduação

Estágio pós-doutoral proporciona espaço de estudos avançados e intercâmbio de conhecimentos 
Oportunizar estudos avançados após o doutorado é o que propõe o estágio pós-doutoral, um período no qual pesquisadores ou docentes aprimoram sua produção científica, desenvolvendo métodos e trabalhos teóricos e treinamento prático e avançado em pesquisa. A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece, hoje, dez estágios pós-doutorais em seus programas de pós-graduação e, nesses, nove alunos em estágio pós-doutoral contam com bolsas de estudo do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). As linhas de pesquisa desenvolvidas no estágio pós-doutoral vêm ao encontro da temática de interesse do aluno, ou, em alguns casos, pode haver inclusão nas linhas que já vêm sendo pesquisadas na Instituição.

Agosto de 2016: Prêmio A Granja

UPF recebe, na Expointer, o prêmio “Destaques A Granja do Ano 2016”
A UPF alcança representatividade em diversos setores, entre eles, o agronegócio. A Instituição foi reconhecida junto a outras 29 empresas do setor agroindustrial, com o prêmio “Destaques A Granja do Ano 2016”, na categoria Instituição de Ensino, honraria concedida pela Revista A Granja aos expoentes do agronegócio nacional. Essa é a 31ª edição do prêmio, promovido desde 1986, no entanto, a categoria Instituição de Ensino foi criada em 2015, sendo a UPF a segunda agraciada com o reconhecimento.

Agosto de 2016: Lançamento do Portal

Lançamento do novo Portal UPF
Ao longo de sete meses, profissionais das equipes da Agência de Comunicação e Marketing – por intermédio da Assessoria de Imprensa – e de setores ligados à Divisão de Tecnologia da Informação da UPF realizaram um trabalho integrado, juntamente com a empresa Axys Web, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta administrativa e pelo layout do novo Portal.  Todo o conteúdo do novo Portal é responsivo e se adapta a computadores, tablets ou smartphones. A arquitetura de informação foi estruturada com o propósito de permitir que o usuário encontre com facilidade o conteúdo que busca. 

Setembro de 2016: 60 anos do Direito

Faculdade de Direito: 60 anos de tradição e qualidade
As seis décadas de história da Faculdade de Direito da UPF são marcadas pelo pioneirismo no ensino jurídico no interior do Rio Grande do Sul, pela qualidade curricular e pelo investimento em infraestrutura, tanto para a pesquisa quanto para a extensão. Tais conceitos fazem dessa uma das principais instituições da área no Brasil. Para marcar os 60 anos de história da Faculdade, foi realizado, em setembro, um jantar-baile, no Clube Comercial, no qual ex-diretores, professores e egressos da Faculdade foram homenageados.

Setembro de 2016: Anúncio da Jornada de Literatura

Outubro de 2017 será mês de Jornada Nacional de Literatura
A próxima edição da Jornada Nacional de Literatura já tem data definida. A 16ª edição do evento será realizada na primeira semana do mês de outubro de 2017, entre os dias 2 e 6. Totalmente remodelada, a nova Jornada de Literatura é resultado de um grande estudo encomendado pela UPF. A nova Jornada vai dialogar muito mais com os espaços da cidade de Passo Fundo e terá maior aproximação com os gestores da educação regional. As ações resultarão na “Jornalização” da cidade, que será marcada pela ocupação dos espaços culturais.

Setembro de 2016: Ranking Universitário da Folha

UPF figura entre as melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul
Mais uma vez, a UPF figura no seleto grupo das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Rio Grande do Sul. Os dados são apontados no Ranking Universitário da Folha (RUF 2016). No estado, a Universidade aparece em sexto lugar, e, no Brasil, entre as privadas, em 23º. Ao todo, 33 cursos também foram avaliados. Agronomia aparece em primeira colocação no estado, Medicina em segunda e Medicina Veterinária e Pedagogia em terceira. Desde 2012, o RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em indicadores como pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.

Setembro de 2016: Cursos estrelados

UPF tem 44 cursos estrelados pelo Guia do Estudante da Editora Abril
Mais uma vez, a Universidade de Passo Fundo (UPF) integra o seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) que têm o trabalho e os esforços voltados para a qualidade da educação reconhecidos pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. A edição de 2016 da avaliação dos cursos superiores contempla 44 graduações da Universidade. Os cursos constam na publicação GE Profissões Vestibular 2017. Ao todo, 44 cursos da UPF foram estrelados, dentre os quais Agronomia, Direito, Pedagogia, Psicologia, Ciências Contábeis, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Secretariado Executivo e Serviço Social, que conquistaram quatro estrelas, num rol máximo de cinco.

Outubro de 2016: Comung

Reitor da UPF é eleito presidente do Comung
O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza assumiu a presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O reitor da UPF exercia o cargo de vice-presidente do Comung e, agora, eleito presidente, estará à frente do Consórcio na Gestão 2016-2018. Integrado por 15 instituições de ensino, o Comung é o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul e atende a mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1.489 cursos de graduação e pós-graduação, em um universo que compreende mais de 202 mil alunos, atendidos por 9.190 professores e por mais de 11 mil funcionários.

Outubro de 2016: Balcão do Consumidor

Uma década dedicada à educação para o consumo
O que há dez anos não passava de um sonho, hoje se concretiza com ações que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas de Passo Fundo e região e é referência nos mais diversos lugares, com limites cada vez mais amplos. Assim pode ser resumida a história do Balcão do Consumidor, projeto de extensão da UPF que comemora, em setembro de 2016, sua primeira década, marcada por conquistas significativas.
O projeto, que foi elaborado em 2005, foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e o Ministério Público Estadual. O objetivo segue o mesmo até hoje: promover o respeito aos direitos de quem consome produtos e serviços.

Outubro de 2016: Carro elétrico 

Carro elétrico será montado na UPF
O inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado, tornou-se conhecido nacionalmente por ter construído de forma artesanal o JAD1, um minicarro elétrico. O feito não foi suficiente para o inventor: sua intenção é fabricar em escala não o JAD1, mas o JAD2, modelo aperfeiçoado por ele, ainda em fase de concepção. Para contribuir com essa iniciativa, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do reitor José Carlos Carles de Souza, assinou um contrato de cooperação com a empresa de Dresch. A assinatura ocorreu em setembro, durante a programação da Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear).

Novembro de 2016: Prêmio Responsabilidade Social

FUPF recebe maior premiação de responsabilidade social do estado
A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio do projeto de extensão Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito, foi a grande vencedora do Tema Norteador “Consumidor consciente e educação financeira” da 17ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O prêmio visa estimular a adoção de práticas socialmente responsáveis nas áreas pública e privada, destacando as ações das organizações que atuam pelo bem-estar social e pela preservação do meio ambiente. 

Novembro de 2016: 50 anos do Coral

Coral Universitário celebra 50 anos em recital
Cantar com a alma e com o coração. Assim foi o recital que celebrou os 50 anos de atividades do Coro Universitário da Universidade de Passo Fundo (UPF). A apresentação foi prestigiada pela Reitoria e por professores, alunos, amigos e familiares dos membros, além da comunidade. Fundado em 1966, o grupo foi constituído antes mesmo da consolidação da Universidade. Ao longo do tempo, o grupo tem conquistado a comunidade, a quem, além da música, leva cultura. 

Novembro de 2016: 55 anos da Faculdade de Odontologia

Primeira turma formada em Odontologia pela UPF comemora jubileu de ouro
A primeira turma formada pelo curso de Odontologia na UPF completou, em 2016, o aniversário de 50 anos da colação de grau. Para comemorar a data, egressos, ex-professores e familiares reuniram-se em um jantar comemorativo. Egressos foram homenageados e receberam cópias da ata de formatura de 1966.