Universidade

Universidade e comunidade juntas no Viva UPF

13/02/2023

11:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Carol Simor e Leonardo Andreoli

Evento reuniu mais de mil pessoas no Campus I da UPF

No ano em que completa 55 anos, a Universidade de Passo Fundo renova práticas e busca novos espaços, ampliando sua relação com estudantes, professores e comunidade. No último sábado, dia 11 de fevereiro, a Universidade também abriu suas portas, na primeira edição do Viva UPF. O evento, pensado especialmente para o acolhimento dos novos estudantes e suas famílias, levou toda a comunidade de Passo Fundo e região para aproveitar a tarde de sol no Campus I. Com uma ampla programação, os mais de mil participantes puderam conhecer mais de perto os cursos, a estrutura, além de participar de atividades artístico-culturais. 

Ingressante do curso de Psicologia, a estudante Mel dos Santos Rodrigues visitou o Campus pela primeira vez. Cheia de expectativas para o início das aulas, ela aproveitou o passeio guiado de maria fumaça para conhecer mais de perto o espaço onde vai estudar pelos próximos anos. Para a nova acadêmica, estar no evento foi uma experiência incrível. “É muito bom poder conhecer o Campus, conhecer os outros cursos, a experiência de cada curso. Como vou cursar Psicologia, também tive a oportunidade de conversar com os professores, com os estudantes e conhecer um pouquinho mais. É tudo novo, estou com muita expectativa e nervosa também”, conta Mel, que veio de São Borja. 

Quem também está cheia de expectativas para o início das aulas é a nova aluna do curso de Enfermagem Ana Luiza Carvalho Guterres. Natural do município de Vila Maria, ela trouxe os pais e a irmã para, junto com ela, ver mais de perto o que a UPF tem a oferecer. “Sempre gostei muito da Universidade, tenho muitas referências da UPF e sei que ela cria mais visibilidade para quem faz o curso aqui, os egressos têm mais oportunidades depois”, fala ela sobre a escolha pela Instituição. Ao lado da família toda, ela garante que todo mundo adorou o Campus. “É uma cidade, mas todos são muito atenciosos, tanto os professores quanto os estudantes. Estou com muita expectativa, bem ansiosa, mas pelo que eu já conheci dos outros estudantes sei que não vou me decepcionar com o curso”, pontua. 

Além do acolhimento aos novos acadêmicos, o Viva UPF promoveu uma intensa programação para a comunidade, com direito a brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e erva-mate, e show. O evento ainda encerrou com uma sessão de cinema ao ar livre.