Extensão

UPF e Escola Arcoverde realizam evento de encerramento do Vozes da Juventude

21/11/2023

10:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Projeto integra a extensão comunitária da Universidade; evento contou com apresentação de estudantes do ensino médio

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu ontem, em parceria com o Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, o encerramento do projeto Vozes da Juventude, uma ação desenvolvida a partir do projeto de extensão comunitária Observatório da Juventude. O evento, ocorrido no auditório da Biblioteca Central, colocou os estudantes do ensino médio da rede pública como porta-vozes de questões sociais aplicadas à sua escola, e reuniu alunos, pais e professores.

Criada pelo projeto de extensão Observatório da Juventude da UPF, a iniciativa “Vozes da Juventude” é uma ação desenvolvida com O Instituto Estadual Cardeal Arcoverde de Passo Fundo, na qual os alunos, por meio do novo currículo do Ensino Médio, desenvolveram pesquisas dentro de sua escola durante o ano de 2023 com base nos estudos da escritora Miriam Abramovay, que trazem questões sobre igualdade, gênero, educação e futuro.

A professora Me. Marina Pitágoras Lazaretto, docente do curso de Psicologia, é uma das participantes do projeto de extensão, e atuou diretamente com os alunos da escola em suas pesquisas. “Os alunos começaram a se debruçar no tema que mais interessava eles, fizeram grupos, e começaram a estudar, fazer todo o processo da pesquisa, buscar informações sobre o tema, delimitar o objetivo e tudo mais”, nos conta. 

A professora comenta ainda que o projeto de extensão Observatório da Juventude auxiliou os estudantes a desenvolverem seus projetos. “Eles foram produzidos, a gente foi ajudando, auxiliando eles a conduzir, a aplicar os questionários, a sistematizar, a poder brincar com aquilo que eles encontraram com os referenciais teóricos, até culminar nesse evento de hoje que eles trouxeram os dados das pesquisas”, finaliza.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Observatório Educação, Juventude e Sociedade é uma das ações ligadas ao Instituto da Saúde da UPF em parceria com a Cátedra UNESCO. Existente há mais de dez anos, é integrado às redes Brasil, Ibero-americano e Internacional de Observatórios da Juventude, e incentiva a pesquisa para levantar indicadores para elaborar políticas públicas sociais e educacionais dentro dos territórios educativos do município de Passo Fundo.