Extensão

Projeto ComSaúde realiza ação de sensibilização sobre doação de órgãos

28/11/2023

15:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Juntamente com o 2º Tabelionato de Passo Fundo, acadêmicos, professores e funcionários terão a possibilidade de fazer uma declaração do desejo de se tornarem doadores por meio de uma escritura

O projeto de extensão ComSaúde, da Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (Famed/UPF), em parceria com o 2º Tabelionato de Passo Fundo, promove, no dia 6 de dezembro, uma ação no Campus I para sensibilizar funcionários, professores e estudantes sobre a doação de órgãos. A atividade ocorre das 9h às 11h e das 14h às 16h e contará com a participação de dois cartórios e tabelionatos do município, que irão explicar a possibilidade de as pessoas fazerem uma declaração do desejo de ser doador através de uma escritura, procedimento que é totalmente gratuito. 

A iniciativa é a primeira em conjunto com os tabelionatos e envolverá acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, além da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP). Na oportunidade, a equipe de extensionistas, juntamente com os apoiadores, irá passar nos setores e prédios para desenvolver a atividade de forma lúdica e criativa, de maneira a dar orientações e esclarecer dúvidas sobre a temática da doação de órgãos.

Segundo a coordenadora do ComSaúde, professora Cristiane Barelli, o documento não garante a doação de órgãos após o óbito do familiar, porém, deixa expresso de forma clara o desejo da pessoa. A docente relata que a ação é muito importante, pois um dos 3 principais motivos da não doação é que os familiares não sabiam do desejo do potencial doador. “Além disso, a sociedade, de maneira geral, desconhece os conceitos envolvidos na doação de órgãos, especialmente quando esse processo se dá após a morte do potencial doador. Pouco se sabe também sobre a possibilidade de registrar seu desejo de ser doador em vida, através de uma declaração registrada em cartório gratuitamente. Consequentemente, as listas pela espera de órgãos são enormes, sendo que o ‘sim’ dado pelas famílias poderia salvar muitas vidas”, comenta.

São apoiadores da atividade a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o UPF Parque, o Hospital São Vicente de Paulo e a empresa Stara.