Extensão

Bolsistas Pibic Jr e Paidex Jr partilham experiências

26/11/2019

10:53

Por: Assessoria de Imprensa

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) e do Programa Extensionista Júnior (Paidex Jr) participaram, no dia 22 de novembro, do encerramento das atividades do ano. Na ocasião, foi realizada uma socialização sobre as experiências vivenciadas pelos bolsistas juniores. Os programas têm como objetivo possibilitar a participação de estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado UPF em projetos de pesquisa desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto sensu e nos programas e projetos de extensão como bolsistas Pibic/Paidex Jr.

Os participantes relataram ter vivido um ano repleto de conhecimento, aprendizagem, trocas, mudanças que contribuíram e contribuirão para a vida pessoal e profissional de cada um deles. Os bolsistas ainda puderam expressar os sentimentos em relação ao vínculo construído com os orientadores (professores, mestrandos, doutorandos, bolsistas) e receberam o retorno destes.

Larissa Brandão Pasinato, acadêmica do curso de Engenharia Elétrica da UPF, foi bolsista júnior no ano de 2016. Ela relatou que essa experiência constituiu uma oportunidade fundamental, que deve ser aproveitada e vivenciada por todos. Também, o mestrando Mateus Nazari, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), agradeceu pela oportunidade de aprendizado e de troca de conhecimentos com o bolsista Jr.

As equipes das Divisões de Extensão e Pesquisa buscaram realizar um momento avaliativo com o objetivo de qualificar as ações para 2020 e um momento de confraternização. Ainda, contou com a colaboração e o apoio da Direção do Integrado UPF, com a presença do diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, que fez a acolhida dos participantes.

A atividade contou com a presença de estudantes bolsistas Pibic/Paidex Jr., de orientadores dos programas de pesquisa e pós-graduação, mestrandos, doutorandos e de professores extensionistas e bolsistas Paidex, além do diretor do Integrado UPF; da professora Adriana Bragagnolo, coordenadora da Divisão de Extensão/Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; Renata Reschke do Nascimento, da Divisão de Extensão; do professor Julcemar Bruno Zilli, coordenador da Divisão de Pesquisa/Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; e Marisa Eichelberger, da Divisão de Pesquisa.

Para 2020, o programa selecionará 50 alunos do Integrado UPF. O edital será lançado em breve.