Extensão

Balcão do Trabalhador promove evento sobre saúde e segurança do trabalhador

30/05/2019

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade foi uma oportunidade de fortalecer a Liga Acadêmica de Medicina Legal, que terá como objetivo desenvolver pesquisas sobre o tema

O Balcão do Trabalhador, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu, na noite dessa quarta-feira, dia 29 de maio, um evento para tratar sobre a saúde e a segurança do trabalhador. Realizado com o apoio da Liga Acadêmica de Medicina Legal (Lamel), o evento reuniu acadêmicos de diferentes cursos, além de funcionários da UPF, e contou com palestras voltadas ao tema. A atividade foi realizada no anfiteatro da Faculdade de Medicina, no Campus II. 

Coordenadora do Balcão do Trabalhador, a professora da Faculdade de Direito (FD) Me. Maira Tonial destacou que o assunto saúde e segurança do trabalhador, cada vez mais, desperta o interesse das mais diversas áreas, principalmente pela falta de profissionais capacitados para trabalhar nesse segmento. A atividade faz parte de uma série de ações que o Balcão promoveu durante o mês de maio, relativas ao Mês do Trabalhador. 

O evento também foi uma oportunidade de apresentar um novo projeto que visa fortalecer a Lamel e desenvolver pesquisas na área de saúde e segurança do trabalhador. O grupo será formado por acadêmicos e professores dos cursos de Direito, Medicina, Enfermagem e  Fisioterapia e do curso técnico em Segurança do Trabalho. “A ideia é fazer uma grande liga multidisciplinar de pesquisa, na qual a gente envolva efetivamente várias áreas do conhecimento para estudar esse tema. Queremos saber o que está acontecendo com o nosso trabalhador, por que ele está morrendo, do que ele está adoecendo, o que a gente pode fazer para prevenir essas doenças e o que podemos fazer para evitar os acidentes. Nesse sentido, a intenção de fortalecer a Lamel é para conhecer um pouco mais da nossa realidade”, explicou a professora. 

Ainda segundo Maira, o evento dessa quarta serviu como um pontapé inicial para o projeto e como uma forma de capacitar os pesquisadores que farão parte da Lamel. “Queremos que eles tenham uma visão multidisciplinar desse assunto e que, com base nessa amplitude de conhecimento, a gente possa unir esforços para a concretização de uma melhor pesquisa”, completou. Nesse primeiro encontro, foram tratadas as questões de saúde do trabalhador e as doenças ocupacionais, os mecanismos de segurança e também um pouco do aspecto legal. Em um próximo encontro, outros temas relacionados ao assunto serão discutidos por outros profissionais.