Universidade

Universidade também é espaço para crianças

11/10/2022

16:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Pedro Bregolin

Atividade alusiva à Semana da Crianças convidou os pequenos a descobrir a ciência e mostrou que brincar também é uma forma de aprender

Aos 5 anos, esta foi a primeira vez que Henrique vestiu um jaleco. Ao lado da irmã Cecília, de 9 anos, já mais familiarizada com o figurino, ele se tornou, por uma noite, um pequeno cientista. Tão pequeno ainda que o jaleco quase arrastava no chão. Junto a outras 15 crianças, Henrique e Cecília fizeram bolhas de sabão, descobriram como fazer um vulcão caseiro, e aprenderam sobre o conceito de pressão, ao sentar em uma cadeira de pregos. O que parecia uma simples brincadeira era, na verdade, uma grande aula proporcionada por professores e estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Henrique, de 5 anos, se divertiu com as novas descobertas

A vinda de Henrique e Cecília não foi à toa. A brincadeira/aula faz parte do Noites Crianceiras, ação organizada pela Brinquedoteca Universitária, vinculada ao curso de Pedagogia, em comemoração à Semana da Criança. A primeira oficina foi realizada na noite dessa segunda-feira, 10 de outubro, com a parceria dos cursos de Física e Química. Até sexta-feira, 14, ainda devem ocorrer contação de histórias, visita a exposições e, ainda, uma trilha noturna, com o envolvimento também dos cursos de Artes Visuais, Letras, Biologia, Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Todas as atividades ocorrem à noite, independente do clima. A ideia, segundo a coordenadora da Brinquedoteca, professora Dra. Rosana Farenzena, é justamente mostrar que é possível ser feliz e aproveitar a infância também em dias chuvosos. “Não é adequado para uma criança que ela pense que só pode ser feliz em um dia de tempo bom, em um dia de sol ou em uma noite estrelada. Essa é a mensagem: todos os dias são para ser feliz. Por isso, mantivemos a programação com as adequações necessárias”, explicou. 

Além de proporcionar às crianças e adolescentes uma participação ativa nas atividades, com aventuras e experiências surpreendentes, o Noites Crianceiras também é uma oportunidade de mostrar que a Universidade é, sim, espaço para os pequenos. “Nosso projeto busca mostrar a Universidade como um espaço da infância, e onde a criança pode vir não só durante o dia. Aqui a criança se torna um corpo ativo, em contato com a natureza e diferentes elementos e percebe que a UPF está aberta a ela e a toda a comunidade”, pontuou. 

A ciência no dia a dia

Na primeira noite, os pequenos foram convidados a virarem cientistas pelos professores Me. Ana Paula Härter Vaniel e Dr. Alisson Cristian Giacomelli, dos cursos de Química e Física. Junto a estudantes dos cursos, eles mostraram a ciência como algo simples e próximo da realidade das crianças. “Discutindo coisas que estão no dia a dia das crianças vamos mostrando, de alguma forma, que a ciência está presente. Pensando sempre em trazer esse gosto pelo aprender ciências, aproveitando o fato de que os menores são muito curiosos, perguntam muito, e de se sentir um cientista, colocando um jaleco, um óculos de proteção e participando dessas atividades”, comentou Ana Paula. 

Elisa, de 6 anos, e Cecília, de 9, estavam atentas às experiências

Na opinião da professora, estar dentro da Universidade, em um ambiente normalmente frequentado por adultos, faz com que, desde cedo, eles se sintam parte de um espaço tão importante. “Em um futuro próximo eles também estarão aqui. E em uma atividade como a de hoje eles têm a oportunidade de criar uma memória afetiva com o conhecimento adquirido aqui e também com a Universidade”, acrescentou. 

Para os pais, que puderam acompanhar e até participar das atividades, as experiências ainda ajudam os filhos a construir seu futuro. “Eles adoram ciências, principalmente quando é hora de pôr a mão na massa. Nós trouxemos os dois pela oportunidade de experimentar, porque entendemos que toda a experiência vivenciada hoje pode ajudar de alguma forma no futuro deles”, destacou o engenheiro Cristiano Drey, pai do Henrique e da Cecília. 

Tardes crianceiras

Além das atividades noturnas, a semana também conta com o “Tardes Crianceiras”, evento semelhante, que é realizado com escolas do município e região. Ambos os eventos seguem com programação até sexta-feira, 14.