Universidade

Uma noite protagonizada pela guitarra

16/03/2023

17:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Realizado na Gare Estação Gastronômica, UPF Guitar Festival apresentou à comunidade o trabalho dos acadêmicos de Música

No jazz, na MPB, no rock ou no blues; em composições próprias ou nos clássicos: existem muitas formas da guitarra ser protagonista, e várias delas foram apresentadas com maestria na noite de quarta-feira, 15 de março, durante o UPF Guitar Festival. A segunda edição do evento integrou a programação do Festival de Música de Passo Fundo, e foi realizada na Gare Estação Gastronômica. Pelo palco, passaram estudantes, professores e egressos do curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Bacharelado em Instrumento - Guitarra é uma das opções de formação que o curso de Música da UPF oferece aos estudantes. Dessa forma, o UPF Guitar Festival representa uma oportunidade para os acadêmicos mostrarem à comunidade o resultado dos seus estudos atuais. “Em geral, no ensino universitário de música, há pouco espaço para a guitarra. No entanto, no curso de Música da UPF, o estudante encontra a opção de direcionar a sua formação para essa área”, destaca o coordenador do curso de Música da UPF e idealizador do evento, o professor Dr. Alexandre Saggiorato. 

Diversidade musical
Abrindo a noite, o Grupo de Percussão da UPF, coordenado pelo professor Me. Marcio Tolio (Kbecinha), apresentou diversas formas de fazer música: apenas com o próprio corpo, usando instrumentos de forma diferente do habitual e trazendo versões únicas para canções populares. Na sequência, a dupla Sonic Boom surpreendeu o público ao combinar música eletrônica e guitarra.

UPF Guitar Festival
Essa, que foi a segunda edição do UPF Guitar Festival, contou com apresentações dos acadêmicos Jader Escouto, João Machado, Franco Pegoraro, Bernardo Beloti, Guilherme Vieira e Jovani Gali, que tocam junto com os músicos Wellington Rodrigues, Paola Larréa e Icarus Conrad. Os professores Alexandre Saggiorato, Tiago Biazus e Márcio Tolio (Kbecinha) fizeram participações especiais. O evento contou com o apoio de Didio’s Burger e Musiclass.

O Festival de Música de Passo Fundo é realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, com participação da UPF. O evento ocorre até 18 de março, com uma extensa programação, que inclui apresentações em diversos espaços da cidade. Veja a programação completa.