Ensino

UPF no Geração Futura: estudante de Jornalismo participa da edição de 2023

07/02/2023

14:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

Acadêmica do 7º nível do curso, Marlusa de Oliveira realiza um sonho nos estúdios do Canal Futura, no Rio de Janeiro

A construção do conhecimento passa por uma etapa fundamental: a partilha. É ela que os participantes do programa Geração Futura Juventudes encontram durante a sua atuação na proposta. Durante 15 dias, estudantes de diversas instituições de ensino brasileiras foram selecionados para participar de oficinas de audiovisual no Rio de Janeiro, nos estúdios do Canal Futura. Em 2023, a acadêmica do 7º nível do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marlusa de Oliveira vivencia essa experiência.

Apaixonada pela arte de contar histórias por meio de imagens, a estudante não pôde perder a oportunidade de realizar o sonho de estar inserida em uma emissora ainda durante a graduação. Seguindo o exemplo do colega Anthony Buchi, que participou do programa em 2022 e da veterana e egressa, Camila Pellin, em 2020, ela embarcou em uma viagem com destino ao aprendizado. “Todos os momentos estão sendo incríveis! Parece que, mesmo que tenhamos uma rotina super bem estruturada, nós temos dias revolucionários onde nada é igual a ontem. Já fizemos oficinas de roteiro, formatos, fotografia, direção e muitas outras coisas. É tudo muito bem aproveitado!”, afirma a jovem.

São 36 selecionados de diversos estados brasileiros


Em um ambiente múltiplo, reunindo acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual e todas as demais vertentes da Comunicação Social, Marlusa compreende mais sobre a importância do trabalho em equipe. "Estamos entre os 36 selecionados que participam de uma websérie e divididos em quatro grupos precisamos montar documentários. Ou seja: é partilha. Mas, além disso, também fazemos novas amizades, imergimos nesse mundo do telejornalismo que tanto amo, vemos mais sobre o mundo e expandimos nossos saberes. Cada um de nós tem diversos conhecimentos que, mesclados, podem ir construindo um todo”, comenta a soledadense.

Há poucos semestres da formatura, ela frisa a importância do aprendizado adquirido em sala de aula para a realização desse sonho. “Tivemos que construir um vídeo onde ficasse claro o nosso conhecimento dentro da área e o porquê queríamos participar. Foram cinco minutos em que todo o meu entusiasmo e dedicação em aprender fizeram a diferença, mas em que, com toda certeza, o que as aulas até aqui me ensinaram ficou claro. É um passo promissor para o que eu quero ser daqui alguns anos, o que faz com que tudo seja ainda mais rico e encantador”, finaliza Marlusa.

Os episódios da websérie já podem ser acompanhados pelo link.