Universidade

Vai de Bike: novos pontos de bicicletas são instalados no Campus I da UPF

11/09/2023

09:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Iniciativa busca incentivar a comunidade acadêmica a fazer uso da bicicleta como meio de locomoção

O uso da bicicleta proporciona uma série de benefícios para a saúde, o meio ambiente e a economia. Como forma de incentivar a mudança de hábitos e o uso deste meio de transporte pela comunidade acadêmica da Universidade de Passo Fundo (UPF), um grupo de professores e estudantes desenvolveram o projeto Vai de Bike com o Green Office, com o intuito de instalar pontos de estacionamento de bicicletas no Campus I da UPF.

A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Francisco Dalla Rosa e conta com a participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, com apoio da Secretaria de Esportes de Passo Fundo e do Centro Acadêmico de Sustentabilidade – Green Office UPF. “O projeto surgiu da demanda Universitária em utilizar a bicicleta como meio de transporte, oferecendo benefícios como a diminuição de gases do efeito estufa, melhor mobilidade urbana e mais qualidade de vida aos usuários. Os estacionamentos para as bikes desempenham um papel fundamental nessa iniciativa, oferecendo aos estudantes, professores e funcionários um local seguro e conveniente para armazenar suas bicicletas enquanto estão no Campus”, pontua o professor. 

Foram instalados cinco novos pontos de estacionamento em locais estratégicos do Campus I, que se juntaram a outros quatro que já existiam. Junto com a instalação dos pontos, o grupo também lançou o e-book “Pedalando para um Futuro Sustentável: uma iniciativa de mobilidade na Universidade de Passo Fundo”, que apresenta dados relevantes sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte.

O projeto contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda 2030. A ação se enquadra no ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e está relacionada aos ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 7: Energia Limpa e Acessível; ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima; e ODS 15: Vida Terrestre.

Confira onde estão localizados os pontos de estacionamento de bicicletas no Campus I da UPF:
 
Ponto 1:
Em frente ao prédio A12 (Instituto da Saúde)

Ponto 2:
Biblioteca Central

Ponto 3:
Em frente ao Centro de Convivência (CC)

Ponto 4:
Em frente do prédio I6 (Instituto da Saúde)

Ponto 5:
Módulo I do UPF Parque (prédio Y3)