Pesquisa e Inovação

UPF inaugura espaço do Centro Acadêmico de Sustentabilidade

10/12/2021

09:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Em parceria com outras instituições do Brasil e do mundo, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com o Green Office – Centro Acadêmico de Sustentabilidade, parte do projeto internacional Climate-U – Transformando Universidades para as Mudanças Climáticas. Com ações de sustentabilidade, para promover a preservação do meio ambiente dentro da prática diária, o Green Office inaugurou nesta quinta-feira, 09, o seu escritório físico. A sala, localizada junto ao Módulo I do UPF Parque, é um espaço aberto para acadêmicos, professores e comunidade.

O projeto, que visa explorar o papel que as universidades podem desempenhar na abordagem da crise climática em seus territórios e como sua contribuição pode ser impulsionada, é financiado pelo UK Research and Innovation, órgão britânico de suporte à pesquisa. A parceria conta com o Reino Unido, Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji. A universidade líder do projeto é a University College London (UCL) e no Brasil, a UPF foi convidada a coordenar o projeto, que envolve também a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O espaço físico, localizado junto ao UPF Parque, tem como objetivo ser um local para receber ideias e trocas. Segundo a coordenadora do Green Office, professora Dra. Luciana Brandli, a inauguração da sala foi uma oportunidade para mostrar para a comunidade acadêmica o que já vem sendo feito pelo projeto, em funcionamento desde agosto deste ano. “Nosso objetivo é sempre um espaço para que a comunidade acadêmica possa potencializar as ações pela sustentabilidade e meio ambiente, colocando em prática novas ideias e consolidando os projetos já em andamento”, pontuou.

Idealizador do Green Office, o professor Dr. Tristan McCowan, da University College London, é parceiro da UPF há muito tempo. Presente na inauguração, ele destacou o potencial da Universidade e observou que a Instituição tem um diferencial que é o Campus I, cercado pela natureza e com ações efetivas de preservação e cuidado. “Estou imensamente empolgado com essa inauguração. Quando pensamos um projeto, não temos a real dimensão de como ele se dará e aqui na UPF, com as redes já formadas e o reconhecimento da Instituição, as atividades já iniciam com um peso maior. As instituições de ensino têm esse compromisso de integrar ao ensino as ações práticas para uma mudança climática real. Aqui, sinto que estamos construindo algo muito especial”, observou o pesquisador.

O trabalho, feito por muitas mãos, foi reconhecido pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. Para ela, a soma de esforços que une Universidade, comunidade acadêmica, órgãos públicos e privados, são fundamentais para que a Instituição seja parte ativa nas mudanças necessárias no mundo. “A consolidação destes espaços e parcerias vem fortalecer um conjunto de ações que já são desenvolvidas pela UPF, seja na graduação, na pesquisa ou na extensão. Essa possibilidade de ação que vem do Green Office vai fortalecer nosso compromisso com os objetivos do desenvolvimento sustentável para sermos hoje e no futuro uma sociedade melhor”, observou.

A inauguração do escritório contou com a presença da equipe do Green Office, bem como de professores e estudantes. Os vice-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogério da Silva e Administrativo, Dr. Antônio Thomé, também estiveram no evento.