Universidade

Sustentabilidade e meio ambiente: Green Office UPF faz balanço das atividades de 2022

19/12/2022

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Cinco grupos contemplados com recursos do segundo edital realizaram uma apresentação das ações desenvolvidas

Projetado para potencializar ações voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente, o Centro Acadêmico de Sustentabilidade da Universidade de Passo Fundo - Green Office UPF - realizou, na última sexta-feira, 16 de dezembro, o workshop de apresentação dos projetos desenvolvidos no último semestre. Ao todo, cinco grupos foram contemplados com recursos do segundo edital, que teve como foco projetos sobre mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As ações do Green Office visam empoderar os estudantes para liderar os projetos a fim de transformá-los em protagonistas. “O principal objetivo do nosso compartilhamento de recursos é para realmente espalharmos a ideia e promovermos uma multidisciplinaridade das ações. Sozinho não se chega a lugar algum, temos muito mais retorno se dividirmos o recurso e termos impactos em várias áreas diferentes com as pessoas que realmente são daquela área, que conhecem aquilo”, explica a coordenadora do Green Office, professora Dra. Luciana Brandli. As ações envolveram estudantes e professores de diversas áreas, desde o ensino médio até a pós-graduação, além da comunidade externa.

Conheça os projetos apresentados no workshop do Green Office

- Impacto da pós-graduação da UPF nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

- Caminho da transformação: um jogo educativo para aprender sobre sustentabilidade brincando

- Sequestrando carbono com árvores nativas estratégicas para a fauna silvestre

- Eco blue: armazenadores de garrafa pet de baixo custo

- Sustentabilidade e educação: ações que mudam o planeta

Durante o encontro também ocorreu o lançamento do e-book Mudanças Climáticas e 2050: a construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UPF.

Sobre o Green Office

O Green Office UPF integra o projeto internacional Climate-U – Transformando Universidades para as Mudanças Climáticas. O projeto, que visa explorar o papel que as universidades podem desempenhar na abordagem da crise climática em seus territórios e como sua contribuição pode ser impulsionada, é financiado pelo UK Research and Innovation, órgão britânico de suporte à pesquisa. A parceria conta com o Reino Unido, Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji. A universidade líder do projeto é a University College London (UCL) e no Brasil, a UPF foi convidada a coordenar o projeto, que envolve também a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).