Extensão

UPF promove 1º Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

02/08/2021

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorre nos dias 4 e 5 de agosto de forma on-line

Com o objetivo de promover o debate, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, nos dias 4 e 5 de agosto, o 1º Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. O evento, promovido pelo projeto de extensão ComSaúde, ocorre de forma on-line. A atividade também integra as ações da campanha institucional da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) “O som da vida não pode parar”.

A ação busca sensibilizar a comunidade e reconhecer estratégias efetivas na diminuição das listas de espera por órgãos. A doação de órgãos passa por um momento crítico em função da pandemia de Coronavírus. A queda na doação é significativa. Em 2019, foram feitos 15,8 mil transplantes. No ano passado, não chegou a 10 mil (9,9 mil). Atualmente, mais de 40 mil pessoas esperam na fila por um transplante no país. Além de tudo isso, muitas famílias não autorizam a retirada de órgãos de seus familiares que morrem ou que apresentam morte cerebral declarada.

As inscrições estão abertas e a transmissão ocorrerá via Youtube. O link para acessar as atividades será enviado no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Confira a programação e os links de inscrições:

04/08
19h30 - Doação de órgãos: Precisamos Debater e Agir

Inscreva-se AQUI

05/08
19h30min - Minicurso: Aspectos técnicos e legais da doação de órgãos e tecidos para transplante após morte encefálica

Inscreva-se AQUI