Extensão

UPF apoia a Academia de Música da Orquestra Sinfônica de Carazinho

25/03/2017

19:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Laisa Fantinel

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma instituição que, além de se dedicar ao desenvolvimento regional,  valoriza as atividades que promovem a inserção da comunidade em atividades culturais. Por isso, neste sábado, 25, a UPF recepcionou, no auditório do campus Carazinho, a solenidade de abertura das atividades do ano de 2017 da Academia de Música da Orquestra Sinfônica de Carazinho (Osinca), onde anunciou seu apoio ao trabalho realizado pela Academia.

A Academia de Música da Osinca é um projeto educacional e cultural que realiza atividades pedagógicas gratuitas, que contemplam o ensino de música e a realização de concertos didáticos para a comunidade. O projeto oferece à comunidade aulas semanais de ensino musical continuado de alta qualidade, além de concertos e recitais.
A Universidade irá disponibilizar o espaço físico do campus Carazinho para o desenvolvimento das aulas e demais atividades do projeto. Para a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, o apoio demonstra a natureza comunitária da Instituição.  "Somos uma universidade comunitária porque acreditamos que temos que estar juntos pensando no desenvolvimento da comunidade. Uma iniciativa como essa, que tem na sua essência a formação musical, é muito importante para uma comunidade e o nosso desejo é que os participantes também possam dialogar com os demais projetos da Universidade", explica.

Em 2017, o projeto recebeu mais de 250 inscrições de candidatos para as 100 vagas oferecidas. De acordo com o diretor do campus Carazinho, Hélio Bullau, o número elevado de inscritos atesta o interesse da comunidade e a importância de oferecer apoio à iniciativa. "Ficamos muito felizes em perceber que podemos contribuir com esse projeto, deixando nossa estrutura à disposição das aulas e abrindo as portas da Universidade para a comunidade".

O maestro Fernando Cordella, diretor geral do projeto, destaca que o objetivo principal da Academia é a formação de músicos profissionais e reforça a importância do espaço oferecido pela UPF para o desenvolvimento das atividades. "A estrutura da UPF é maravilhosa e fundamental para o desenvolvimento do projeto. Nós estamos ganhando muito com esse espaço lindo e inspirador e desejamos também que nossos alunos deem continuidade na formação musical por meio da graduação em Música da Universidade", ressalta Cordella.

Academia
As aulas serão ministradas pelos líderes de naipes da Orquestra e os alunos terão à disposição aulas de instrumentos como violino,  viola de arco, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete e percussão, além de aulas complementares de teoria musical, prática de orquestra e prática de coral.

Criado em 2006, o projeto da Osinca já alcançou mais de 25 mil pessoas, entre alunos e público presente em seus concertos.  A iniciativa é realizada pela Fundação Cultural de Carazinho (FUCCAR) em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), com patrocínio da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, via Pró-cultura RS/Lei de Incentivo à Cultura.